Desenvolvido pela empresa sueca SenionLab, primeiro sistema iBeacons homologado no Brasil pela Anatel é um dos destaques do 13º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro na cidade de São Paulo. Oferecida no Brasil pela MapMkt, a solução permite que clientes de shopping centres encontrem o estabelecimento onde desejam chegar através de um aplicativo para smarphones. “Trata-se de uma espécie de GPS para locais fechados de grande dimensão, como shopping centers, aeroportos, arenas multiuso, e pavilhões de exposição. A ferramenta ajuda o visitante a encontrar o que precisa. Já no caso do shopping center, auxilia no relacionamento com o cliente, na gestão e geração de negócios do local”, explica Paulo Hartmann, diretor da MapMkt.
Diferentemente dos mapas digitais, esta solução permite que o usuário obtenha, através de um aplicativo para iOS ou Android, a melhor rota de acesso a uma loja, restaurante ou cinema, por exemplo, a partir do ponto onde se encontra, facilitando sua visita e otimizando seu tempo. “Oferecer uma experiência de compra positiva e fidelizar o cliente são algumas das maiores vantagens desta ferramenta de geolocalização interna. Outro ponto importante é a possibilidade do gestor obter informações estratégicas dos usuários do local, como seu tempo de permanência, quais são os estabelecimentos mais procurados e as rotas mais percorridas, entre outras”, esclarece Hartmann.
Através da tecnologia de iBeacons, o lojista pode ainda comunicar promoções aos visitantes assim que eles se aproximam do seu ponto de venda ou até mesmo avisar que um produto que estava em falta na visita anterior já está disponível e com desconto exclusivo, por exemplo. Esta tecnologia são pequenos transmissores utilizados para identificar e determinar o posicionamento de smartphones e aparelhos compatíveis em uma determinada localização. Em vez de usar latitude e longitude para definir a localização, o iBeacon utiliza um sinal de bluetooth de baixo consumo de bateria o (BLE), ou seja, não é necessário estar conectado à internet para utilizar um aplicativo que utilize esta tecnologia.
A MapMkt apresenta ainda a ARHouse e Modus Matrix, ferramentas de realidade aumentada através das quais os shoppings que planejam expansões ou até mesmo novas unidades podem apresentar aos seus clientes maquetes virtuais em 3D. Ambas não requerem o uso de óculos 3D, locais previamente preparados.