Pesquisa “A Presença Mobile nas 500 maiores empresas do Brasil”, realizada pela Mowa, mostra dados sobre o uso dos celulares pelas 500 maiores empresas brasileiras. O estudo, com enfoque desde 2010, tem como objetivo entender como as grandes empresas brasileiras utilizam os celulares como instrumentos de relacionamento das marcas com seus consumidores. Os aspectos analisados foram a utilização do SMS, a presença de sites móveis e aplicativos para smartphones ou tablets. Foi identificado que, 110 das 500 maiores empresas do Brasil utilizam o SMS em suas comunicações.
De acordo com a Zenvia, especializada em soluções de comunicação móvel para todos os segmentos de mercado, 88% dessas empresas têm contrato para envio de SMS por meio de seus sistemas, um crescimento significativo. O levantamento apontou ainda que o SMS foi o segundo recurso indicado na pesquisa como o mais utilizado na hora de manter contato com o consumidor, com 24% das citações. “Mesmo com a segunda colocação, o SMS continua sendo a ferramenta mais utilizada quando o assunto é abrangência em uma ação mobile, sendo o recurso móvel mais popular entre os brasileiros”; destaca Sandro Schleder, Gerente Comercial da Zenvia. Ainda segundo ele, 99,9% dos 258 milhões de celulares existentes no Brasil suportam essa tecnologia, o que não acontece com os aplicativos para smartphones. Para o gerente, o SMS também é considerado uma tecnologia simples, democrática e complementar com outras tecnologias, como os aplicativos, motivos que levam a sua boa colocação na pesquisa.