O Grupo Netshoes anunciou acesso gratuito aos seus e-commerces Netshoes e Zattini por meio de rede móvel. A iniciativa permite que seja possível navegar os sites e aplicativos mobile sem consumir o plano de dados dos internautas. O benefício é válido para contratos pré e pós-pagos das quatro principais operadoras brasileiras de telefonia móvel com planos de dados habilitados. Segundo a Anatel, o Brasil registrou 280,02 milhões de acessos móveis em agosto deste ano – sendo pré-pagos 208,02 milhões (74,29% do total) e os pós-pagos, 72 milhões (25,71%).
“Buscamos sempre facilitar a vida de nossos consumidores e a inovação é um grande aliado para isso. Neste caso, os principais impactados deverão ser usuários de planos pré-pagos que possuem um acesso mais limitado a rede de dados”, explica Marcio Kumruian, fundador e CEO do Grupo Netshoes. O Grupo Netshoes quadruplicou a representatividade do mobile em comparação a 2014. “O acesso por dados móveis, seja tablet ou celular, cresceram em uma curva muito maior do que nos anos anteriores. Em agosto do ano passado o acesso mobile representava 10% das nossas visitas, hoje já é mais de 46%”, revela o executivo.
Segundo ele, o acesso à Netshoes e à Zattini, sem consumir a franquia de dados, também é importante por democratizar o acesso a artigos de esporte e de moda. “Conseguimos estar em qualquer lugar com acesso a internet e agora, de forma gratuita, também por um canal extremamente representativo, popular e de fácil utilização”, analisa o fundador do Grupo Netshoes. Para isso, a empresa estabeleceu acordo com as operadoras de telefonia móvel para subsidiar o acesso mobile. “Essa iniciativa, vinda de um e-commerce, é inédita globalmente e não nos surpreende que tenha partido justamente de uma empresa inovadora e brasileira, como é o caso do Grupo Netshoes. Vemos que, hoje, a América Latina é o mercado mobile com maior velocidade de crescimento no mundo, sendo que México, Brasil e Argentina despontam entre os 10 países com maior acesso a ações de marketing nesse canal”, explica Fabiano Destri Lobo, managing director da Mobile Marketing Association (MMA).
Neste ano, o Grupo solidificou seus investimentos em mobile. A empresa dobrou a equipe que atualmente é composta por 70 colaboradores internos e outros 60 externos. No primeiro semestre, mais de 20% da receita esteve relacionada a canais mobile. Considerando os clientes que concluíram a compra após iniciar a jornada nos gadgets, esse número sobe para 33%. “A interação mobile é um momento importantíssimo para a conversão dentro da jornada do cliente. Para o Grupo Netshoes esta é uma realidade e nossas ações estão sempre considerando essa plataforma de forma prioritária”, explica Kumruian.