Entre as muitas coisas ditas sobre 2014, uma das que foi constantemente repetida é que não foi um ano fácil. Foram momentos de incerteza política e econômica, com muitas oscilações, com falta de confiança e esperança. Como consequência, as empresas tiveram de lidar com desafio de conseguirem se manter estáveis no mercado, vencendo a concorrência, sem deixar o cliente de lado. Ainda assim, ano passado não foi ruim para todo mundo. Para a Ofner, ao contrário, 2014 foi o melhor de muitos anteriores. “Esse foi, talvez, o melhor dos seis últimos anos do ponto de vista do investimento, de inovação, apostando muito para os próximos anos”, conta Laury Roman, diretor comercial da empresa.
Isso porque a empresa passou por uma reformulação de sua imagem, a fim de torná-la mais jovem e revigorada, o que contou, inclusive, com uma nova forma de comunicação com o público e de uma loja conceito no Shopping Villa-Lobos, lançada em dezembro. Dessa forma, para esse ano, a Ofner, segundo Roman, espera já colher os frutos desse trabalho. “Estamos projetando um ano bastante bom, em função do que estamos fazendo. Contamos ainda com as modificações que virão nas lojas da rede, a partir da experiência da loja do Shopping Villa-Lobos, junto com todo o projeto de comunicação, que vai continuar com uma parte arrojada, diferente e com produtos novos”, adiciona.
Ou seja, ainda que haja projeções de que as condições político-econômicas para 2015 não sejam muito diferentes de 2014, a empresa ainda espera ter um ano positivo em comparação ao mercado, sendo, até, possível fazer um projeção mais aprofundada sobre o que esperar do ano como um todo. “No final desse ano será ainda melhor, com a perspectiva da continuidade na produção para outros setores, com um crescimento maior também interno e colherum resultado dessas novas lojas, que provavelmente trarão os resultados todos ao longo do ano”, aposta o diretor. Entretanto, essa maior segurança sentida pela empresa somente é possível, por conta do planejamento criado, cuja implementação de melhorias na rede faz parte de seu objetivo.
Tanto é que os desafios não estão descartados, principalmente, quando a questão é o cliente. Roman conta que por mais que haja diversos canais de comunicação com o consumidor e seja mais fácil conseguir conhecê-lo e se aproximar dele, ainda é difícil prestar o serviço e produto que ele deseja e junto despertá-lo para a empresa, trazendo para perto e conquistando. “Sempre acho que é um obstáculo mostrar que a empresa está se modernizando, crescendo, fazendo um trabalho bacana no mercado.” Desafio este que será ultrapassado pela empresa, por meio de um trabalho diário. “Temos uma atuação de 365 dias por ano e todo dia a gente tem que renovar essa ação.”