Hospital lança espaço virtual de inovação

Cada vez mais apostando em soluções tecnológicas para aprimorar processos e a experiência dos pacientes, o Hospital Santa Paula, em parceria com a Oracle, lançou o HSPinovalab. A plataforma, que vai funcionar como um canal virtual, tem como objetivo buscar novidades dentro e fora do setor de saúde para a área hospitalar, bem como otimizar processos e incentivar a redução de custos. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Hospital Santa Paula, que será executado até 2023.
Idealizado pela liderança de três diferentes áreas do hospital: a economista e gerente de negócios estratégicos, Paula Gallo, o especialista em TI e gerente de TI, Alexandre Dias, e o gerente de engenharia, Walmor Brambilla, o HSPinovalab permeará os processos e será uma espécie de funil para o desenvolvimento de novas ideias e produtos. “Unimos esforços para tornar realidade o projeto que vai prototipar as sugestões recebidas e promover a execução dos itens elegíveis”, explica Dias.
Por meio do canal virtual, médicos, colaboradores e terceirizados poderão apresentar ideias e produtos 24 horas por dia, sete dias por semana. “O HSPinovalab será uma espécie de catalizador de inovação. Queremos poder avaliar produtos e ideias que façam a diferença para nossos funcionários, parceiros e, especialmente para os nossos pacientes”, ressalta Brambilla. A partir do segundo semestre deste ano, a plataforma também estará aberta para estudantes de Medicina e pessoas de outras empresas ligadas à área de saúde.
Para submeter as ideias, os usuários contarão com a ajuda de um chatbot, batizado de Ventura, que vai interagir com os interessados no momento da inscrição, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o projeto. Os itens apresentados serão separados por área, tipo e valor de investimento. Um comitê composto por profissionais de diversos setores avaliará os projetos e escolherá aqueles que serão prototipados. Serão elegíveis pelo comitê do projeto as soluções que apresentarem ganhos para o Hospital Santa Paula, seja de redução de custo ou de tempo, desde que não haja perda de qualidade. “Os itens imputados/apresentados no HSPinovalab vão ter que demonstrar o cálculo que representa o tempo que levará para o que foi proposto ‘se pagar’ (payback), além do valor a ser investido”, afirmaPaula Gallo.
Toda a tecnologia aplicada na plataforma para a captação e gestão de controle das ideias foram desenvolvidas pela Oracle. “Além das metodologias de co-criação, a rápida prototipação de idéias é realizada com uso de tecnologias de fácil implementação, em nuvem, com recursos emergentes de IA para viablizar a validação da inovação para o Hospital Santa Paula”, relata Marco Righetti, diretor de tecnologia e inovação da Oracle.
O cálculo para os prêmios dos projetos selecionados por meio do comitê da plataforma HSPinovalab será feito com base no payback demonstrado, tempo de retorno, e valor a ser investido. As premiações variam entre R$ 1 mil  e R$ 100 mil, e serão divididas em bolsa de estudos, viagem ou valor monetário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima