Muita gente acredita que a hospitalidade está vinculada apenas ao segmento da hotelaria ou ao atendimento direto aos clientes. No entanto, não é um conceito tão óbvio como parece e nem sempre é aplicado em todo o seu potencial. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a oferecer ao público-alvo uma experiência de encantamento e de conforto durante todo o tempo em que estão interagindo com uma empresa ou com uma marca. Seja no espaço físico, seja no virtual.
“Um atendimento hospitaleiro, seja qual for o segmento, não pode se limitar apenas à linha de frente do atendimento. Em um restaurante, não adianta o garçom ser simpático e atencioso se um funcionário da cozinha não estiver realmente envolvido no processo. Um cabeleireiro pode ser um profissional excelente e todo seu esforço estar perdido se a temperatura da água para a lavagem do cabelo não estiver adequada ou o ambiente não for agradável”, explica Fátima Orsi, psicóloga, sócia da Fors & Yamaguti e criadora do projeto Jornada da Hospitalidade.
A hospitalidade é uma ferramenta essencial e garante o sucesso a qualquer segmento e em qualquer formato de interação com seu público. Seja na reserva de um hotel pela internet, no agendamento de uma consulta por telefone ou na visita ao supermercado.
Jornada da Hospitalidade
A Fors & Yamaguti trabalha para que as empresas compreendam esse conceito e descubram onde estão os pontos que merecem atenção e devem ser ajustados. Os profissionais da consultoria realizam um diagnóstico e sugerem ações que envolvem métodos de gestão e atendimento à legislação vigente. Por exemplo, no trabalho de manuseio e armazenamento de alimentos e bebidas. “Além da fidelização de clientes, esse trabalho também dá à equipe de funcionários total segurança para exercerem sua atividade. Eles sabem que seguindo os procedimentos a que foram treinados e preparados, poderão ser avaliados por superiores ou receberem a visita de uma fiscalização sem qualquer preocupação”, conta Andreza Venício, administradora de empresas, coach e sócia da Fors & Yamaguti.