IBM investe em soluções de colaboração

A IBM anuncia a inauguração de um centro de suporte no Brasil, localizado em São Paulo, que será responsável pelo atendimento de ocorrências de softwares de colaboração na América Latina. O centro terá como objetivo auxiliar as organizações no suporte de soluções colaborativas. Além do uso interno, para conectar equipes remotamente motivando o compartilhamento de conhecimento, as soluções podem também ser utilizadas para otimizar contato com fornecedores e clientes, inserindo as empresas no mundo do Social Business, uma tendência no mercado mundial.
Para motivar a inovação e a competitividade através do compartilhamento de conhecimento, empresas de todo mundo têm adotado softwares colaborativos. Com a globalização e a tendência de conexão remota, que faz com que as corporações tenham equipes cada vez mais distribuídas geograficamente, novos meios de comunicação têm sido desenvolvidos para permitir a interação corporativa. Segundo o CEO Study 2012, 98% dos CEOs citaram inovação através da colaboração como principal prioridade de suas empresas. O estudo também mostrou que 90% dos profissionais trabalham fora da matriz, enquanto 60% estão baseados em lugares diferentes de seus gerentes.
A iniciativa englobará o suporte às principais soluções com foco em colaboração da IBM como, por exemplo, os softwares IBM Connections, IBM WebSphere Portal, IBM Domino e IBM Sametime (aplicativo de mensagens instantâneas). “A experiência da IBM no mercado de Colaboração e o compromisso contínuo com a evolução da plataforma trazem um novo modelo de Social Business, que promove colaboração imediata, independente da localização ou do fuso horário em que a pessoa se encontra”, explica Fábio Scopeta Rodrigues, Diretor do Laboratório de Software da IBM Brasil. O novo centro brasileiro de negócios e apoio a clientes se une aos outros seis existentes no mundo, localizados na América do Norte, Dublin, Japão, China, Índia e Filipinas.
Social Business
Social Business é considerado um dos grandes desafios das corporações para os próximos anos, principalmente quando aliado à computação em nuvem e mobilidade. “A colaboração dentro das empresas tem trazido resultados relevantes para os negócios, quando utilizada de forma estratégica. O conceito tem como premissa conectar redes de clientes, parceiros e funcionários e, através da análise dos dados, coletar insights dessas ligações, utilizando o conhecimento para otimizar o negócio”, afirma Fábio.
Entre os principais benefícios do Social Business está sua abordagem estratégica para a formação de uma cultura corporativa, o que inclui o desenho de processos de negócios, gestão de riscos, desenvolvimento de liderança, controle financeiro e utilização de ferramentas analíticas. “Adotar esta prática pode ajudar uma organização a aprofundar seu relacionamento com os clientes, agilizar o desenvolvimento e compartilhamento de novas ideias, identificar tendências, além de criar uma força de trabalho mais inteligente e eficiente”, finaliza.
Inovação em conectividade
Entre as principais soluções desenvolvidas pela IBM para promover a colaboração empresarial estão:
– IBM Connections: plataforma de software social, integrada e segura, que permite às empresas envolver as pessoas certas, impulsionar a inovação e entregar resultados. Oferece análises sociais e métricas, podendo ser acessada de qualquer dispositivo móvel. Pode ser implementada internamente, na nuvem e em ambientes híbridos;
– IBM WebSphere Portal: sistema integrado, diferenciado e personalizado de experiência na web. Permite o gerenciamento de conteúdo, mobilidade e colaboração, com administração e usabilidade simplificadas, padrões abertos, alto desempenho, segurança e escalabilidade, ajudando as corporações a aderirem ao Social Business, a um custo reduzido de implementação;
– IBM Domino: plataforma para hospedagem de aplicativos de Social Business a um baixo custo total de propriedade. Confiável, dotada de soluções de colaboração social, escalável e segura, a plataforma ajuda as organizações a acelerar as operações de negócios, melhorar tomada de decisão e aumentar a produtividade;
– IBM Sametime: solução de colaboração instantânea e remota, utilizando voz, dados e vídeo. Considerada a evolução das comunicações unificadas, pode ser integrada às aplicações de uso diário, permitindo fácil acesso às mensagens instantâneas corporativas, realização de reuniões online, videoconferência, entre outras ações. 

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