Influência do PDV na Páscoa



Autor: Jonathan Dagues



Alguns ajustes no ponto de venda podem ampliar a visibilidade das marcas e de seus produtos durante esta data tão especial para os fabricantes de chocolates e outros itens comercializados neste período: peixes, coelhos de pelúcia, bebidas etc. É neste local que se completa todo o ciclo de investimento de uma indústria de bem de consumo. De nada adianta realizar investimentos milionários em propaganda, se o consumidor não fizer a opção pela compra de sua marca no PDV.



Tudo que acontece no ponto de venda pode influenciar positivamente o consumidor. A degustação de um bom bacalhau ou de um vinho, de um delicioso chocolate, a atenção que o consumidor recebe durante o ato de experimentação dos produtos, a organização da loja, a presença de quantidade de produtos de uma determinada marca na prateleira são fatores associados à imagem da marca e à boa percepção dos consumidores sopre seus produtos.



É importante ressaltar também a importância dos cinco sentidos, que podem influenciar diretamente a decisão de compra. Nesse sentido, o varejo e a indústria precisam proporcionar sempre boas experiências no PDV, que gerem intimidade de seus consumidores com os produtos oferecidos. Veja, por exemplo, a questão da percepção visual. Cerca de 70% de nossa percepção do mundo é visual. Somos influenciados pela organização do espaço que os deliciosos ovos ocupam nos supermercados, com decorações alegres e atrativas, estimulando o ato de compra. Displays e materiais promocionais completam essa atratividade, em busca da conquista do consumidor.



Fazer o produto vender exige uma experiência positiva de compra. As marcas devem estar atentas à importância de influenciar os consumidores na decisão por um dado produto. Por exemplo, produtos para crianças, como ovos, devem ser deixados em regiões mais baixas, além disso, pontos extras nas lojas podem gerar vendas por impulso, como aqueles ovinhos deliciosos nas proximidades do check out. Outra dica interessante é realizar parcerias entre fabricantes. Vinho e bacalhau se completam, por que não deixar esses produtos próximos ou promover uma degustação casada?



Mas não há receita pronta para as datas comemorativas. Há pontos a observar que variam de acordo com comportamentos regionais e culturais dos consumidores. Ficar atento a esse fato é também fundamental para se ter sucesso. De qualquer forma, uma coisa é certa: invista em ações inteligentes no PDV, cative seu consumidor, dê a ele a oportunidade de conhecer e experimentar seu produto. Assim, com certeza, todos terão uma Feliz Páscoa!



Jonathan Dagues é CEO da Work Able.

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