Com o objetivo de reavaliar a arquitetura e melhorar a performance das suas aplicações, a Infoglobo, grupo de informação, contratou o serviço da W5 Solutions, empresa brasileira especializada em soluções de BI e ERP. O resultado em pouco tempo foi uma redução de 70% no tempo de processamento dos dados para a tomada de decisões.
“Os resultados da revisão da arquitetura foram excelentes. A maioria dos processos de extração e consolidação é diária e as áreas de negócio são dependentes das informações para tomada de decisão no período da manhã. Os dois principais processos não estavam atendendo o nível de SLA com as áreas de negócio, levando cerca de 7h para disponibilização da informação. Ainda mais quando ocorria um problema durante a madrugada, apesar da intervenção imediata, a informação não era disponibilizada no horário acordado, gerando impacto na tomada de decisão”, explica Felipe Ferreira, analista de BI da Infoglobo. Após a reestruturação da infra-estrutura os processos passaram a levar cerca de 2 a 3 horas de processamento.
O projeto de revisão da arquitetura teve início em maio de 2007 e durou cerca de três meses. A equipe de BI da Infoglobo é composta de oito profissionais.Todos têm formação para atuar em qualquer fase de um projeto de Data Mart, desde o levantamento à implementação dos cubos, e atendem cerca de 450 usuários de BI, sendo 100 usuários avançados que demandam consultas complexas e suporte intenso.
Antes da contratação da W5 Solutions, a Infoglobo desenvolvia internamente suas aplicações e precisou durante o projeto romper alguns paradigmas para eliminar vícios e assimilar novos padrões de mercado. O sistema de BI da Infoglobo é baseado em plataforma Microsoft SQL Server 2000 e é integrado ao sistema de gestão (ERP) SAP. “Foi um exercício muito importante para reavaliação de nossa estrutura, dada a alta demanda por novos projetos de BI na empresa (novos Data Marts, integração com CRM, Balance Scorecard e Portal de Gestão)”, afirma Felipe.
O trabalho da W5 Solutions está na segunda fase do projeto e prevê ser concluído nos próximos meses. “Ainda estamos trabalhando na melhora da performance das consultas dos usuários, com a implementação de um componente desenvolvido pela W5 Solutions. Basicamente, utilizaremos o histórico dos acessos às bases de dado do Data-warehouse para identificar as consultas mais freqüentes e com maior tempo de processamento, garantindo assim um tempo de resposta satisfatório aos usuários.”, finaliza o analista.