A Innovaction, fabricante de software para a automação de processos de negócios e melhoria de produtividade, foi a empresa escolhida pela Dupont para o desenvolvimento do portal www.cultivandocidadaos.dupont.com.br. Trata-se de um sistema que vai integrar o projeto “Cultivando Cidadãos”, criado pela Dupont com o objetivo de incentivar a educação científica de crianças e adolescentes por meio da capacitação de professores da rede pública de ensino. Os professores serão treinados por representantes da Dupont e receberão kits, que foram desenvolvidos para tornar as aulas mais didáticas e divertidas. E no portal, poderão fazer download de materiais adicionais capazes de facilitar e otimizar o aprendizado dos temas propostos pelo programa.
Já em sua segunda fase, o portal também vai permitir a troca de informações entre professores em âmbito nacional, contribuindo para enriquecer o ensino, identificar talentos e discutir ações ou pontos do projeto que possam ser aperfeiçoados. A idéia é implantar recursos como salas de chat, reuniões e discussão com acessos via login. Com isso, a Dupont vai dar oportunidade para que professores e alunos de todo o Brasil troquem experiências.
Com a adoção da ferramenta “EasyPortal”, o conteúdo do portal será disponibilizado pelos próprios cientistas e coordenadores pedagógicos responsáveis pelo projeto. Para tanto, o site foi desenvolvido com uma interface fácil e didática que visa atender até mesmo usuários que ainda não tenham muito contato com a Web. A Dupont contou ainda com a equipe da Innovaction que forneceu consultoria para otimizar o máximo de recursos do site, baseados em conceitos de última geração de sistemas de tecnologia.
Em fase de implantação, a primeira etapa do projeto da Dupont deve atingir aproximadamente 20 mil alunos e 400 escolas públicas. E, como estímulo adicional a este trabalho, a companhia pretende realizar até o final deste ano uma Feira de Ciências que contemple os melhores trabalhos gerados em sala de aula. Além do incentivo ao ensino de Ciências, o projeto “Cultivando Cidadãos” tem ainda um segundo eixo de atuação. A Dupont trabalhará com a concessão de micro-créditos a pequenos agricultores e com orientação e treinamento produtores rurais para a adoção de técnicas de cultivo, cooperativismo e comercialização solidária de produtos, proporcionando a fixação desses produtores no campo. O investimento inicial acontecerá no Estado do Rio Grande do Norte.