A inovação vem sendo tratada como palavra-chave dentro do mundo corporativo já há algum tempo. Diante de um cenário pouco otimista em que a crise política e econômica toma conta dos noticiários, a inovação ganhou ainda mais força como a principal saída para as empresas se manterem competitivas. Mas o que é a inovação dentro do ambiente profissional? Como ela deve ser tratada, estimulada e direcionada a fim de atingir níveis não apenas satisfatórios de resultados, mas que ela se torne protagonista do negócio, gerando ganhos reais, imediatos e tangíveis?
Essas e outras perguntas, bem como um guia prático sobre como implementar uma cultura de inovação no universo corporativo, são abordadas de maneira objetiva no livro “Inovação – diálogos sobre a prática”. Resultado de inúmeros encontros entre executivos de empresas inovadoras, ele sintetiza vários pensamentos que nos dão definições mais claras em torno do tema de inovação aplicada. “Nosso grupo é formado por pessoas interessadas na fomentação do conceito de inovação aplicada no cotidiano e como as iniciativas dessa natureza podem influenciar diretamente nos resultados dos nossos negócios”, explica Celso Braga, idealizador e autor.
“Exploramos como usar o potencial máximo das corporações e das pessoas para obter resultados mais rápidos e com baixo investimento, mas sempre com o máximo de contribuição do material humano”, explica ele. A obra traz ainda a perspectiva de investimentos e incentivos financeiros tão necessários para implementar essas ideias inovadoras. “Conseguimos reunir uma visão mais tangível e clara sobre o conceito de inovação, que é tão rico e importante no dia a dia das corporações atualmente”, afirma. Essas discussões também foram o ponto de partida para a criação do prêmio “O Melhor da Inovação”, que irá reconhecer e premiar profissionais que conseguiram colocar em prática de maneira eficiente uma inovação aplicada no cotidiano.
A obra foi escrita por Celso Braga, Flávia Ramos e Sirdiley Fabiani, com prefácio de Beia Carvalho. A comercialização será feita pela internet na versão on-line, com preço de R$ 10. A versão impressa poderá ser adquirida por R$ 36 e estará disponível nas empresas apoiadoras do prêmio. O download só será possível a partir do lançamento do livro, em 08 de março, estando disponível no site das empresas e livrarias.
Serviço
Inovação – diálogos sobre a prática
Editora: Bridge & books
Autores: Celso Braga, Flávia Ramos e Sirdiley Fabiane
Páginas: 67
Preço: R$10 (online) e R$36 (físico)