Repensar a inovação na área de serviços financeiros, tendo como foco o usuário e, em particular, sua experiência de uso das tecnologias de comunicação móvel. Esse é um dos principais objetivos do trabalho que a Scopus Tecnologia e o Bradesco vêm realizando com o Mobile Experience Lab do Massachusetts Institute of Technology, MIT, em uma parceria que envolve também o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, Larc, da Escola Politécnica da USP.
“O trabalho tem duas linhas principais de investigação”, adiantou o professor Federico Casalegno, diretor do laboratório do MIT, que recentemente esteve no Brasil. “De um lado, estamos avaliando como podemos educar as pessoas para o uso de serviços financeiros e, de outro, como desenhar novos serviços de mobile banking que tenham apelo para essas pessoas”, acrescentou.
Realizada por uma equipe multidisciplinar especializada em inovação, a pesquisa envolve a experimentação de novos modelos de negócio e de tecnologias emergentes, especialmente nas áreas de mobilidade, geolocalização, redes sociais e internet das coisas. “Estamos olhando alguns anos à frente, com o objetivo de ajudar as instituições financeiras a repensar sua relação com os clientes e enfrentar os desafios que virão”, afirma Marcelo Frontini, diretor da Scopus Tecnologia.