INSC fecha janeiro em queda

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, fechou janeiro em ligeira queda de 0,5 pontos percentuais (pp), passando de 53,4% em dezembro para 52,9%. Dos 23 setores pesquisados mensalmente, sete apresentaram alta na avaliação: drogarias (+ 0,6pp); indústria automobilística (+ 1,7pp); bens de consumo (+ 1,5pp); bancos (+ 0,7pp); hospitais & laboratórios (+ 0,2pp); indústria farmacêutica (+ 0,2pp) e saneamento básico (+ 2,7pp).
Os convênios médicos não registraram variação em janeiro. Os outros 15 segmentos tiveram redução na satisfação dos consumidores. São eles: supermercados (- 3,6pp); lojas de departamento (- 0,2pp); vestuário (- 09pp); eletroeletrônicos (- 2,5pp); indústria digital (- 1,5pp); personal care (- 0,6pp); bebidas (- 1,7pp); indústria alimentícia (- 2,9pp); seguradoras (- 3,3pp); comunicações (- 0,6pp); aviação (- o,6pp); transportes metropolitanos (- 0,9pp); energia elétrica (- 2,9pp); gás (- 4,4pp) e construtoras (- 1,8pp).
Indústria automobilística
Apesar de ter registrado em janeiro nova redução nas vendas, o INSC da indústria automobilística foi positiva em janeiro. A avaliação dos consumidores apresentou alta de 1,7pp – passando de 72,5% em dezembro para 74,2%. O aumento está relacionado ao lançamento, em Detroit, do carro elétrico de uma das montadoras pesquisada e também ao anúncio de que um modelo desta empresa foi o mais vendido no Brasil no ano passado.
Eletroeletrônicos
Este setor apresentou queda de 2,5pp na satisfação dos consumidores – de 70,3% em dezembro para 67,8% no mês passado. De acordo com o INSC, a retração se deveu às reclamações feitas a uma das empresas analisadas pela demora no atendimento e no agendamento de visitas para assistência técnica, além de venda de produtos com defeito. 
Já em energia elétrica, embora o governo federal tenha anunciado redução nas tarifas de energia elétrica, teve redução de 2,9 pp na satisfação dos consumidores com as empresas prestadoras de serviço no período – de 18,8% em dezembro para 15,9%. As razões apontadas foram as reclamações pela falta de luz.

Supermercados
O setor registrou variação negativa de 3,6pp – passando de 76,4% em dezembro para 72,8% – em razão de notícias e de um vídeo veiculados na internet a respeito do fechamento de loja de uma das redes pesquisadas. A indústria alimentícia também foi outro setor com retração – queda de 2,9pp (de 71,1% em dezembro para 68,2% em janeiro), motivada por críticas sobre sabor e saudabilidade de produtos.

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