Integração é fundamental



Nos últimos anos, o marketing de relacionamento vem sofrendo grandes mudanças. Uma das maiores foi o surgimento e a consolidação dos meios digitais – e-mail marketing, mobile, redes sociais – como importantes canais de comunicação entre marcas e consumidores. Essa é a avaliação de Efraim Kapulski, presidente da Abemd, Associação Brasileira de Marketing Direto. “As mídias digitais e redes sociais têm uma influência grande nesse novo patamar que o marketing direto e de relacionamento está atingindo, porque nunca a opinião do consumidor foi tão valiosa e respeitada”, pontua em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA.

 

Porém, Kapulski faz questão de lembrar que a tendência é um diálogo cada vez mais personalizado, por isso a integração das mídias e canais é fundamental nesse processo. “Os canais de relacionamento com os clientes estão se sofisticando, mas é certo que as regras fundamentais de uma boa gestão de clientes são sempre baseadas em conceitos e princípios que se estabeleceram a muitas décadas. Muitas empresas ainda hoje abrem diferentes e modernos canais de contato, mas apenas fingem que estão se relacionando deixando o consumidor sem respostas”, afirma.

 

Dessa forma, é preciso integrar os canais, novos e tradicionais, para atender o público-alvo da maneira que ele preferir. Tanto que, o presidente da Abemd coloca a relevância como fundamental no marketing de relacionamento. “É preciso conhecer o público com quem se está falando para uma estratégia correta de abordagem, com criação adequada, e oferecer a ele o que interessa para obter o melhor resultado da ação”, finaliza.

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