A Telcordia, fornecedora de software e serviços de rede de telecomunicações IP e comunicações com e sem fio, marcou presença na Futurecom 2008. O diretor de marketing de Service Delivery Solutions da Telcordia, Graham Cobb, falou sobre o tema “Alavancando sua rede para o boom de conteúdo e publicidade pelo celular”. Já Fábio Araes, diretor de vendas da Telcordia, abordou a Monetarização da Mídia Digital Móvel via Propaganda 2.0: Reação do Cliente e Viabilidade do Modelo. Também participou das apresentações o estrategista e diretor executivo de Service Delivery Solutions da Telcordia, Grant Lenathan.
“Expandir o negócios, investindo em soluções para clientes de todo o mundo”, foi o que disse Cobb, em relação ao objetivo da empresa. De acordo com o executivo, atualmente as operadoras enfrentam uma grande competição, mas estão também sob a ameaça de comunicadores alternativos como o Google, Aol, YouTube, Facebook e outros portais criativos. “Desse modo, as operadoras precisam começar a desenvolver relações mais fortes com os clientes, fazendo transições para um modelo de negócios mais interativo e permitindo aos players da Internet atingir os conteúdos por IP”, afirmou.
“Uma vez que uma relação pessoal com os clientes for estabelecida, as operadoras estarão na posição de liderança da nova era da publicidade, onde a publicidade é melhor direcionada, tem maior aceitação pelos clientes e um maior valor agregado para as operadoras, anunciantes e clientes”, completou Lenathan. Com três clientes no Brasil, a Oi, Claro e Telefonica, a Telcordia mantém soluções na categoria de MVNOs (operadoras de redes virtuais de celulares), incluindo Virgin Mobile USA, Flying J, KDDI America e Kajeet. De acordo com Fabio Areas, mais empresas estão procurando a Telcordia, interessadas nessas soluções.
Segundo os executivos, a Telcordia ajudou as operadoras a iniciar o processo de interatividade. O próximo passo é a transição para serviços convergentes, onde finalmente, as operadoras vão poder avistar a interatividade total.