Internet é o melhor apoio na compra de carros

O acesso facilitado à internet e o aumento do número de computadores com internet nas casas dos brasileiros contribuem cada vez mais para a formação de um consumidor interessado e ávido por informação. Dados da terceira edição de uma pesquisa anual desenvolvida pelo MercadoLivre Classificados, em parceria com a Oh!Panel, mostram que 96% dos brasileiros que pretendem comprar um carro recorrem à internet para comparar preços antes da aquisição do veículo e 95% deles acessam a rede para pesquisar sobre as marcas e os modelos. 
De acordo com os pesquisados que já compraram automóveis pela internet, as principais vantagens da pesquisa online são a maior variedade de modelos disponíveis, preços mais competitivos e comodidade. A pesquisa, que contou com a participação de 4 mil internautas, mostrou também que 92% das pessoas disseram que estado geral do carro é o fator mais levado em consideração na hora da escolha. O preço ficou na segunda colocação, com 79% das respostas, seguido pela disponibilidade de peças no mercado, com 78% dos votos.
O levantamento aponta ainda que 75% dos respondentes pretendem trocar de carro no período de até um ano. E para esses interessados em trocar de carro, 37% utilizarão o veículo anterior como parte do pagamento, completando a diferença. Outro dado constatado foi que 69% dos donos de automóveis o utilizam para trabalhar.
“Investimos na plataforma para conseguir oferecer aos nossos usuários uma melhor experiência de utilização. E a partir de 2012, com a abertura de nossas APIs, pudemos integrar mais concessionárias e lojas de carros, uma vez que facilitamos a sua utilização. Isso gera uma quantidade maior de ofertas e a oportunidade de buscas mais avançadas na hora de escolher um novo veículo”, afirma Caio Ribeiro, gerente sênior de Classificados e Novos Negócios do MercadoLivre.
 
O carro dos sonhos
A pesquisa apontou que pelo terceiro ano consecutivo, a Chevrolet foi considerada a marca dos sonhos dos brasileiros. Nessa edição da pesquisa, a marca contou com 12% dos votos internautas participantes. Em 2012 esse número foi de 13% e em 2011, de 11,5%. A maior diferença foi a segunda e a terceira colocação. Em 2013 a posição ficou com a Hyundai, que obteve 10,5% dos votos, seguida pela Volkswagen, que somou 10% da preferência nacional. 
Na edição de 2012 essas posições foram inversas: a segunda posição ficou com a Volkswagen, com 11,9%, seguidos pela Hyundai, com 10%. Já em 2011, quem ocupou as colocações no ranking foi a alemã BMW, com 11% e a Fiat, com 8,7% da preferência do público.Ainda segundo os respondentes da pesquisa o conhecimento da marca dos veículos, sua história e o design diferenciado das marcas foram os fatores apontados em todas as edições como determinantes para a aquisição do carro dos sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima