O Ipsos Trends Observer (Observador de Tendências) Onda 2003, é o estudo que a Ipsos, Instituto Global de Pesquisas, lança agora no Brasil e detalha o que o consumidor quer e espera das marcas e produtos no futuro. A pesquisa foi analisada por analistas de tendências da Ipsos Insight, e é dirigida aos executivos de marketing e comunicação.
A pesquisa identifica as tendências, analisa seus fundamentos, motivações e traduz em ações. Também busca as respostas para as perguntas: Qual a origem dessas tendências?; O que elas significam?; e Quais as repercussões para as marcas e produtos? Todos os resultados foram analisados setor por setor: lar, alimentos,higiene – cuidados pessoais, vestuário.
A pesquisa foi realizada através de entrevistas com os “trendsetters”, jovens que criam e descartam tendências, que têm entre 20 e 30 anos, com estilo de vida aberto e particularmente propensos a aceitar novas tendências. No Brasil a pesquisa já está sendo realizada e ficará pronta no final de junho.
Rodrigo Toni revela uma das tendências apontadas no estudo. “O consumidor se tornará mais realista, se colocará em pé de igualdade com a marca, ficando cada vez mais crítico.” Ele avalia que, pela dimensão das mudanças, as empresas que não se anteciparem às novas tendências poderão perder espaço no mercado.