Já somos 68 milhões na internet mobile

O total de pessoas que utilizam a internet por meio de um smartphone chegou a 68,4 milhões no primeiro trimestre de 2015. Segundo pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope. O número representa um crescimento de cerca de 10 milhões sobre os 58,6 milhões do trimestre anterior. 
Entre os dois trimestres, o maior crescimento ocorreu entre as pessoas de menor renda. No quarto trimestre de 2014, as classes C, D e E juntas representavam 36%. No trimestre seguinte, passaram a representar 38%. Ou um ganho de dois pontos percentuais. Ainda assim, a posse de smartphone conectado à internet continua bastante concentrada nas classes A e B, que somam 62% do total.
A pesquisa também registrou aumento do uso do smartphone online entre as pessoas de mais idade. Nas faixas etárias a partir de 35 anos, o crescimento médio no período foi de 20%. Enquanto entre adolescentes ficou em 9%. Também foi a primeira vez que foi registrada uma maioria feminina entre os usuários de internet pelo smartphone, com participação de 51%. A região Sudeste é o maior mercado de smartphones conectados, com 47% do total. Mais da metade dos smartphones do Sudeste estão no estado de São Paulo, que tem 26% do total do Brasil. A segunda maior região é o Nordeste, com 23%.
As redes sociais e comunicadores de mensagens, e-mail, vídeos, notícias, música e portais são os conteúdos e serviços mais utilizados pelos brasileiros. Dos 20 aplicativos mais utilizados no Brasil: sete são redes sociais ou comunicadores, quatro são bancos, três plataformas de e-mail, dois são para vídeos e os outros são um game, uma loja de aplicativos, um navegador e um serviço de mapa e GPS. 
NOTÍCIAS MOBILE
Aplicativos ainda não são uma forma usual para ler notícias pelo smartphone. Em abril, 40% dos usuários disseram que consumiram notícias pelo aparelho. Desses, 68% disseram que abriram o navegador no smartphone para se informar, 42% afirmaram ter lido notícias a partir de compartilhamentos em rede social e 30% por compartilhamento em um aplicativo de comunicação de troca de mensagens.
A pesquisa também questionou quanto as pessoas estão dispostas a pagar para ler notícias no aparelho. Do total de leitores de notícias, 4% disseram que já pagam para ler conteúdo jornalístico no tablet ou no smartphone e 10% responderam que estão dispostos a pagar. “As regiões mais ricas e que têm população com maior escolaridade apresentaram maior quantidade de pessoas dispostas a pagar para ler notícias”, informou o analista de mídia da Nielsen Ibope, José Calazans.
O estudo ainda indicou que 34% abrem o smartphone para ler notícias mais de três vezes por dia e que 37% ficam mais de 10 minutos a cada vez lendo notícias. Porém, a maioria prefere textos curtos e resumidos, ou mesmo vídeos, em vez de ler notícias longas pelo smartphone. Outra informação que chamou a atenção foi que “antes de dormir” apareceu na pesquisa como um dos momentos mais citados pelos usuários para ler notícias no aparelho.
A pesquisa foi realizada pela internet com 908 usuários de smartphones, de todo o Brasil. Entre 26 de abril e 5 de maio de 2015.

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