O número de pessoas que usam o smartphone para ter acesso à internet continuou em crescimento no Brasil e chegou a 72,4 milhões no segundo trimestre de 2015. O aumento foi de 4%, ou cerca de quatro milhões de pessoas a mais em relação aos 68,4 milhões do primeiro trimestre. Por outro lado, houve uma diminuição no ritmo de crescimento na comparação com o quarto trimestre de 2014. Quando o número de pessoas com smartphones online era de 58,6 milhões, sobretudo entre os jovens.
O maior crescimento nos últimos meses do uso de internet pelo smartphone ocorreu entre adultos e idosos. O grupo a partir de 35 anos de idade, que representava 35% dos usuários de smartphones conectados no quarto trimestre de 2014, chegou a 38% no segundo trimestre de 2015. Assim como também cresceu entre as mulheres. Elas eram 50% dos usuários no ano passado. Passaram para 51% no primeiro trimestre de 2015 e chegaram a 52% no segundo trimestre.
Redes Sociais, as queridinhas
A partir do total de usuários de smartphones apurado no segundo trimestre de 2015. A Nielsen Ibope realizou no mês de julho uma pesquisa para identificar quais os aplicativos campeões de uso entre os brasileiros. As redes sociais e os aplicativos para comunicação continuaram predominando entre os mais populares. Entre os vinte aplicativos mais usados pelos 72,4 milhões de brasileiros conectados por smartphones, seis são de redes sociais ou de troca de mensagens, quatro são de bancos, três são de e-mail e dois são de mapas e localização.
Smartphone para o sono
A pesquisa, chamada de Mobile Report, também perguntou aos brasileiros quais as situações em que o smartphone é mais utilizado. Navegar na internet dentro do banheiro apareceu entre os momentos mais comuns. Um quinto dos usuários assumiu tal hábito. Praticamente a metade disse que consulta o smartphone antes de dormir. Esse hábito é muito mais comum entre os adolescentes. Enquanto na média de todos os usuários de smartphones conectados, 48% olham o smartphone antes de deitar, entre os adolescentes esse hábito atinge 62%. Já o uso do smartphone no banheiro é maior na classe A.
Acesso pelo computador
Já o número de brasileiros que moram em domicílios com acesso a um computador com internet chegou a 96,1 milhões em julho de 2015. Segundo a pesquisa NetView, também da Nielsen Ibope. Desses, 58,1 milhões usaram a internet no computador de casa pelo menos uma vez no mês. Quando se considera todo o conjunto de pessoas com acesso ao computador com internet em casa ou no local de trabalho, o número é de 103,4 milhões. Nesse total, 72,3 milhões foram usuárias ativas em julho. Ou seja, usaram pelo menos uma vez no mês.
A pesquisa Mobile Report é realizada em duas etapas. Primeiro, identifica uma vez por trimestre, por meio de um levantamento aleatório, a quantidade e a distribuição dos possuidores de smartphones em todo o Brasil. Em seguida, aplica um questionário mensal em um painel de usuários para mapear os hábitos de uso da internet pelo aparelho. Já o estudo NetView é um monitoramento do uso da internet em computadores realizado pela Nielsen Ibope no Brasil, desde setembro de 2000.