Matheus Marcondes, CEO e fundador da Smile University

Jornada de valor na capacitação de dentistas empreendedores

CEO da Smile University detalha como ensina os profissionais a trabalhar com propósito e valores conectados com os clientes

O dentista precisa ser excelente não só tecnicamente, mas também em marketing, gestão administrativa, finanças, etc, se quiser vencer na profissão. E isso muitas vezes as faculdades de Odontologia não ensinam. Foi a partir dessa constatação que surgiu a Smile University, em 2018, com a missão de proporcionar o encontro entre bons dentistas com bons pacientes. Essa é a explicação dada por Matheus Marcondes, CEO e fundador da edtech, hoje (21), na 917ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA. A partir de suas próprias dores em diversas experiências do passado, ele construiu uma jornada de conhecimento que já conta com cinco mil alunos.

Cirurgião buco maxilo, Matheus seguiu por vários caminhos como empreendedor. Depois de 20 anos de erros e acertos, decidiu abrir a Smile University, em 2018, cujo objetivo era ensinar tudo que os dentistas necessitam para se dar bem na profissão, menos odontologia: marketing, gestão, finanças, como cuidar do paciente e entregar o tratamento, etc. “Hoje já são mais de cinco mil alunos, cumprindo a nossa missão de proporcionar o encontro entre dentistas bons com pacientes bons, porque acreditamos no ser humano.” Para montar o negócio.

Ao invés de ver como as pessoas construíam seus projetos, como aconteceu com suas tentativas anteriores, dessa vez o executivo olhou para dentro de si mesmo para montar o negócio. Ou seja, de dentro para fora. As únicas referências que buscou foram nos livros, especialmente um que lhe chamou a atenção, “Abundância: o Futuro é Melhor do que Você Imagina”, de Peter Diamandis e Steven Kotler, que recomenda abrir um negócio tendo como meta atingir um bilhão de pessoas. “Isso ‘fritou’ minha mente e então percebi que teria que montar uma escola, pois não conseguiria criar um milhão de sorrisos com minhas próprias mãos ou com minhas clínicas. Outro livro que me ajudou muito foi o do Simon Sinek, o ‘Comece pelo Porquê’, que nos ajuda a ter um motivo para acordar todo dia, motivado pelo propósito e não só pela questão financeira. Isso nos leva a trabalhar mais, entregar mais.” Perguntado se é possível ensinar, na escola, a mesma resiliência que teve para se tornar um empreendedor bem-sucedido, Matheus respondeu que sim, é possível, mas que o nível de resiliência é de cada um, e contou um pouco das dores que enfrentou, lhe permitindo aprender a perseverar, porque “resiliência é a capacidade de absorver as dificuldades que o nosso dia a dia traz”.

Na sequência, ele explicou que, para chegar à missão de proporcionar o encontro entre dentistas bons com bons clientes, acabou construindo uma jornada de conhecimento que possibilita que cada aluno extraia os melhores valores que têm dentro de si. Isso faz com que se conecte com os pacientes que deseja atender também. “Para mim, o dentista bom é aquele iluminado pela sua odontologia, que enxerga porque ele faz o que faz, quem quer atender e qual tratamento quer entregar.” Depois de explicar como consegue ensinar os dentistas a se conectarem com os pacientes que desejam atender, o CEO descreveu como a jornada de ensino está embasada em trilhas de conhecimento por faixas, com no judô. “A primeira fase chamamos de ‘gorro branco’, quando o aluno aprende o básico de marketing e gestão. Aos dentistas que conseguem passar para a etapa do ‘gorro amarelo’, mostramos como atrair os pacientes utilizando das ferramentas de comunicação que existem hoje, vindo a seguir o ‘gorro laranja’, que são aulas de conversão de vendas.” E assim por diante até chegar, depois de um ano, a um retorno ao gorro branco, que é a volta à essência.

Houve tempo para Matheus detalhar como foi criada uma comunidade com encontros presenciais e falar do módulo “Imersão pacientes 10K”, no qual, também presencialmente, o dentista pode implementar mais rápido os aprendizados. Também comentou sobre a busca por inovação constante e pelo foco no foco do cliente, ou seja, olhar para onde o cliente estiver olhando, entre muitos outros assuntos.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 916  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 2,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA retorna amanhã (22), com a presença de Fabian Lavaselli, diretor comercial e experiência do cliente da Norcoast, que falará da inovação e transformação digital na experiência do cliente; na quinta, será a vez de Felipe Rama, head de trade marketing da M. Dias Branco (Adria, Piraquê, Vitarella); e, encerrando a semana, líderes da atividade estarão debatendo o tema “Os ganhos, na prática, do uso da Gen IA na jornada do cliente”, na segunda live comemorativa dos 25 anos da Grube/ClienteSA.

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