Com a meta de ampliar a presença no Brasil em 2013, a Land Rover inicia o ano com uma nova plataforma de comunicação para divulgar o modelo Freelander 2 Diesel. Criada pela agência Wunderman, a campanha que estreia nessa semana contempla estratégia digital, anúncios para mídia impressa, spots de rádio, além de eventos em algumas concessionárias. Para materializar o conceito “O espírito Land Rover em todos os detalhes” em diferentes ações, a agência uniu criatividade e tecnologia para criar um personagem, “a entidade espiritual da marca”, que controla modelos Freelanders 2 localizados em concessionárias pelo país.
Na primeira etapa, por vários dias, o “espírito Land Rover” vai se manifestar à noite nas concessionárias emitindo mensagens em Código Morse, por meio dos faróis dos carros. Em paralelo, diferentes conteúdos – webfilms, manuais de Código Morse, aplicativo, entre outros -, publicados nos canais da Land Rover e nas redes sociais, e veiculados em spots de rádio, vão estimular as pessoas a decifrar as mensagens e interagir com a marca. No total, serão dez enigmas relacionados com os atributos do Freelander 2.
“Para essa ação, a Wunderman desenvolveu uma tecnologia especial para que ninguém precisasse ficar dentro do carro emitindo os sinais em Código Morse”, conta Paulo Sanna, VP de Criação da agência. Esta ação consiste basicamente na instalação de uma placa no interior do carro, que permite que a luz pisque nos horários e nos dias certos.
Na segunda etapa da campanha, com a revelação das mensagens, começam a ser veiculados anúncios impressos que reforçam a assinatura “Freelander 2 Diesel. O espírito Land Rover em todos os detalhes”. Também será disponibilizado na fanpage da marca no Facebook um aplicativo que traduz para o Código Morse frases postadas pelos usuários – as mensagens cifradas, convertidas em vídeo com os automóveis piscando os faróis, poderão ser compartilhadas na rede de contatos. Para completar, no dia 21 de janeiro, os Freelanders 2 localizados nas concessionárias vão se manifestar pela última vez, emitindo mensagens em Código Morse com uma oferta especial sobre o Freelander 2.