Plataforma “Me Responda” estará disponível para pessoas físicas e empresas e tem como objetivo manifestações sobre o uso indevido de dados pessoais
A seusdados, legaltech especializada na proteção de informações sobre clientes, parceiros comerciais e colaboradores das empresas, anunciou o lançamento da plataforma “Me Responda!”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o valor do dado pessoal e garantir que o cidadão exercite seus direitos estabelecidos na LGPD. “A plataforma é um canal especializado para o consumidor exercer seus direitos, estabelecidos na lei, ao mesmo tempo em que garante às empresas acesso ao cidadão para resolver suas queixas sobre o uso de dados, prestar informações e mitigar riscos financeiros decorrentes de indenizações e penalidades a que estão sujeitos”, explicou Marcelo Fattori, CEO e fundador da seusdados.
Na avaliação do executivo, “a proteção de dados tornou-se, por força de Emenda Constitucional 115 de 2022, direito fundamental do cidadão, dando mais força à LGPD. Consequentemente, reafirmou o direito do mesmo em ter livre acesso às empresas, sejam privadas ou públicas, e quais informações que estas possuem e para quais finalidades”. Segundo ele, o acesso ao “MeResponda!” é disponibilizado tanto para pessoas físicas, quanto para empresas. Para que o cidadão tenha acesso à plataforma, o mesmo deverá realizar um cadastro com informações básicas de identificação e, feito isto, poderá fazer uma reclamação, solicitação ou até mesmo denúncia do uso abusivo de dados por parte de uma empresa.
As reclamações ficarão listadas para que os cidadãos possam acompanhar o tratamento das questões, preservando-se a identidade das pessoas físicas. Já para as empresas o acesso é pago e deverá preencher todas as informações requeridas no momento do cadastro. “Do ponto de vista das empresas, o custo-benefício é barato e extremamente mais acessível que um serviço de SAC, além disso a plataforma vai apoiá-las na criação de um canal específico e especializado em proteção de dados e o cliente final vai ter a possibilidade de, não apenas exercer os seus direitos, como ter um local de consulta de atuação das empresas, antes de realizar qualquer compartilhamento de dados, e verificar a reputação da mesma”, comentou Fattori. No entendimento do CEO, a plataforma deve melhorar a comunicação entre consumidor e empresa e trazer mais transparência sobre o compartilhamento, armazenamento e uso de dados dos clientes. “Com a criação da ‘MeResponda!“, pretendemos que o cidadão faça uso efetivo da plataforma e avalie como as empresas estão tratando suas informações. Por outro lado, as empresas também serão beneficiadas e terão a oportunidade de entender melhor quais são as demandas de seus clientes e trabalhar para melhorar sua reputação no mercado”.