A LG Informática, empresa brasileira especializada em software para gestão de recursos humanos, comemora 20 anos lançando o programa LG nas Universidades. O projeto é voltado para a formação de profissionais da área de TI em Goiás – estado onde está localizada a sede da empresa – e, de acordo com Gustavo Teixeira, diretor de mercado da LG Informática, seu objetivo é “manter um fluxo contínuo de captação de mão-de-obra especializada, uma vez que isso contribui diretamente para o resultado dos produtos desenvolvidos e dos serviços prestados”.
As universidades envolvidas no projeto são a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), UniEvangélica e UniGoiás. E uma das propostas do programa é permitir que cada universidade indique alunos para serem submetidos aos processos seletivos da LG, no intuito de compor uma turma de estagiários para atuar na área de desenvolvimento da empresa. Cada universidade terá direito a duas vagas de estágio durante seis meses, contabilizando 16 estagiários por ano. A LG também ficará responsável por disponibilizar seus profissionais para a realização de palestras e cursos dentro das universidades, contribuindo para o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais destes alunos.
Para os estudantes, a oportunidade de acompanhar de perto a rotina e as práticas da empresa é uma experiência bastante enriquecedora. Nilton Correia da Silva, coordenador do curso de sistemas de informação da Unievangélica, acredita que os alunos só têm a ganhar com a parceria. “Eles se beneficiam com a ampliação dos campos de estágios, a formação profissional e a visão do mercado”. O coordenador de estágios da Universidade Salgado de Oliveira, César Camilo Cotrim, não tem dúvidas de que o projeto é um caminho para a obtenção de melhores profissionais. “Pela primeira vez vejo uma empresa de destaque no mercado buscando profissionais dentro das universidades. Essa atitude demonstra o arrojo da LG Informática”, afirma ele.