Mais do que uma data comemorativa, o dia internacional da mulher serve para reforçar a importância do papel feminino na sociedade. “Hoje, as mulheres buscam sua independência financeira e muitas colocam a ascensão profissional como objetivo prioritário em suas vidas. Elas se tornaram mais ambiciosas e ultrapassam cada vez mais por posições importantes na carreira”, declara Alessandra Lanzellotti, vice-presidente de atendimento da agência Sunset Comunicação.
Formada em administração de empresas, com MBA em marketing pelo Ibmec, a VP é responsável por uma equipe com mais de 40 profissionais nas áreas de atendimento e gestão de projetos e atua na área há mais de 15 anos. Questionada como os clientes reagem com os trabalhos realizados por cabeças femininas e coordenados por ela, Alessandra acredita que quando realizado com planejamento, não há o que debater. “Qualquer trabalho bem feito, com um pensamento estruturado e uma boa defesa, é reconhecido, independentemente de ser feito por homens ou mulheres”.
Apesar dos avanços femininos, a VP conta que atualmente o quadro de funcionário da agência ainda é predominantemente composto por homens, 56% diante 44% mulheres. “Acredito que cada vez mais teremos mulheres atingindo altos cargos hierárquicos. Na Sunset, apenas eu, uma mulher, faz parte das cinco vice-presidências da agência”, afirma. Para Alessandra, o preconceito ainda é realidade, na qual mulheres têm salários mais baixos que homens exercendo o mesmo cargo, por exemplo. “Ainda bem que busco mudar isso. Hoje, minha área é composta por 80% de mulheres, competentes, superprofissionais e com bons salários”.
Ela comenta ainda que a mulher de hoje é destaque no mercado de trabalho, e é bem sucedida em diversas carreiras. Tudo isso, sem deixar de lado a feminilidade e o cuidado com a família, desempenhando multifunções. “É uma preocupação constante na busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Um dos grandes desafios das mulheres multitarefas, atualmente, é administrar o tempo entre todas as atividades”, finaliza Alessandra.