A Localiza, uma plataforma integrada que opera aluguel de carros, aluguel de frotas, franchising e venda de carros seminovos, consolidou os cadastros de clientes de todas as suas unidades de negócios ao empreender um abrangente projeto de depuração e integração de dados. Com apoio na solução MDM for Customer (CDI), uma oferta conjunta da IBM e da MD2, desenvolvedora especializada em integração de dados, foi construída na empresa uma base unificada de informações que hoje alicerça o atendimento personalizado de todos os usuários.
Mais detalhadamente, a Localiza implantou um projeto de CDI (sigla em inglês de Integração de Dados de Clientes,) a fim de eliminar registros incorretos ou incoerentes, acomodar os dados qualificados em um só repositório e torná-los disponíveis para o conjunto da organização. Buscou, com isso, criar uma visão de 360 graus de cada um dos clientes e, a partir daí, traçar perfis individuais, diferenciar as ofertas de produtos e serviços e apoiar as estratégias de cross-selling e de up-selling.
Anteriormente, em contraste, cada braço de negócios da Localiza tinha seus próprios registros, como explica Alberto Campos, diretor de TI da Localiza: “Os cadastros eram completamente díspares entre si, variando de unidade para unidade. Para se ter uma idéia, havia apenas 65 mil clientes que constavam de todas as bases”, situa ele.