Segundo a E-bit, no ano passado o e-commerce registrou um faturamento de R$ 1,16 bilhão na Black Friday, um crescimento de 51% sobre 2013. O que consolidou a última sexta-feira de novembro como uma das datas mais importantes para o setor. Já que é impulsionada por promoções tentadoras e a antecipação das compras dos presentes de Natal. “Para este ano, a expectativa é de que novamente a data irá reforçar o caixa dos lojistas virtuais, mas com um cenário econômico mais desafiador é importante que estejam atentos aos investimentos em marketing online e, além disso, implementem uma estratégia multicanal, já que a representatividade do mobile nas compras pela Internet vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos meses”, alerta Fernando Tassinari, diretor geral da Criteo no Brasil.
Uma prova desse crescimento do mobile está em uma pesquisa que a Criteo divulgou, “Cenário do Mobile Commerce”, que apontou uma participação de 20% dos dispositivos móveis nas vendas online no Brasil no terceiro trimestre de 2015. No período de julho a setembro, as transações mobile dos maiores varejistas cresceram 24% sobre o trimestre anterior e agora quase um terço de todas as vendas são finalizadas em devices móveis. Entre os varejistas de médio porte, o avanço foi de 35% no período.
Outra tendência é o aumento das transações em apps, que obtiveram taxas de conversão duas vezes superiores quando comparadas aos desktops. Bem como tiveram um ticket médio mais elevado, de R$ 446,00 contra R$ 385,00 no desktop e R$ 350,00 no mobile browser. “Temos assistido a um forte aumento nas vendas realizadas por grandes varejistas online em um smartphone, que, com telas cada vez maiores, estão sendo mais utilizados que os tablets para fazer compras, representando 77% das transações mobile no terceiro trimestre”, informa Tassinari.
O executivo ainda reforça o quanto é importante estar disponível aos consumidores em múltiplas plataformas através de uma estratégia de “Cross Device”. O mesmo estudo indicou que nas vendas finalizadas em laptops e desktops, 55% dos consumidores usaram ao menos um outro equipamento para visitar a mesma loja on-line antes de fechar a transação. Entre os que compraram em um dispositivo móvel, 59% dos que utilizaram smartphone e 60% dos que recorreram a um tablet acessaram a loja em outro device antes de concluir a compra. “Os consumidores que acessam as lojas virtuais em diversos equipamentos têm três vezes mais propensão a finalizar uma transação em um dispositivo móvel do que aqueles que usam apenas um equipamento. Os lojistas que não estiverem com suas plataformas mobile já estruturadas, com sites responsivos e apps, podem comprometer suas performances e perder vendas para concorrência”, alerta.