Atuando como empresa de intermediação imobiliária, a Lopes é uma companhia de capital aberto, com atuação em 11 estados e Distrito Federal, e trabalha no mercado de lançamento de empreendimentos, revenda de imóveis prontos por meio da Pronto! e financiamento imobiliário pela CrediPronto!, join venture entre Itaú e Lopes. Para alcançar novos clientes, reter e fidelizar quem já faz parte de sua base, a empresa identificou no e-mail marketing a principal ação para conquista de resultados diante de todas as suas campanhas digitais de marketing direto.
Para isso, contratou a Virid Interatividade Digital e passou a utilizar a plataforma de envio e gestão de e-mail marketing Virtual Target, desenvolvida pela empresa. O aculturamento das campanhas digitais em relação às boas práticas de e-mail marketing possibilitou a Lopes perceber que a ferramenta era fundamental para o alcance de resultados efetivos.
Após dois anos e meio de uso, hoje a Lopes utiliza a plataforma de e-mail marketing para todas as áreas da empresa em ações de prospecção, segmentação e endomarketing, além do uso do conceito de envios transacionais para auxiliar os anunciantes a concluírem seus processos de anúncio no portal da Imobiliária.
“Criamos um modelo de anúncio de imóveis on-line, que é um serviço novo no Brasil, onde o cliente deve seguir apenas cinco passos para a conclusão de um anúncio. Alguns clientes acabavam parando na segunda, terceira ou quarta etapa e não concluíam o processo. Nosso primeiro passo foi criar emails automáticos que avisavam o cliente que só faltavam um ou dois minutos para concluir o cadastro do imóvel, dependendo da etapa em que ele parou. Em seguida, também iniciamos o envio de emails dando dicas para o cliente para aumentar a liquidez do imóvel anunciado, incluindo foto ou fazendo um pequeno ajuste de preço. O resultado dos dois processos foi muito positivo”, explica Arthur Sindoni, gerente executivo de gestão de clientes e gestão de processos de negócios da Lopes.