A Ambev acaba de lançar seu negócio social voltado à resolução do problema de acesso à água potável no semiárido. O projeto é resultado da participação da empresa no Yunus Corporate Action Tank, programa promovido pela Yunus Negócios Sociais, que engloba a capacitação e a prototipação de negócios sociais. Como parte do projeto, a Ambev lança uma marca de água, a AMA, prefixo que na língua indígena tupi é usado para várias palavras relacionadas à chuva.
O produto será vendido como qualquer outra água no mercado. A diferença é que 100% do lucro serão reinvestidos em outros negócios sociais que buscam resolver o problema de acesso à água no Brasil. “O que Ambev está fazendo é muito inovador e por isso inspirador para outras empresas, pois é a primeira vez que 100% do lucro de um lançamento serão reinvestidos em prol da resolução de um problema social. Trata-se de uma mudança de olhar do foco do negócio”, afirma Evelin Giometti, gestora da área Corporativa da Yunus Negócios Sociais.
A visão do Yunus Corporate Action é ser um programa inspirador (com parceiros como Singularity, ONU, Box 1824) e ao mesmo tempo mão na massa, que integre empresas de setores diversos para que a troca também aconteça na diversidade de pontos de vista. O programa propõe levar as empresas para um futuro ainda emergente. “Neste primeiro ano do programa Yunus Corporate Action Tank, já vemos um resultado acima das expectativas com o lançamento da água Ama pela Ambev e outros projetos ainda estão em fase de desenvolvimento pelas empresas e por isso ainda não podem ser divulgados. A versão 2017 do YCAT terá início em maio e vai até outubro. De fevereiro a abril, vamos prospectar outras empresas interessadas para participar” explica Evelin.