O comércio eletrônico no Brasil alcançou um índice de vendas sete vezes maior na Black Friday, na comparação com as outras sextas de novembro. O principal marco desta edição foi o avanço do mobile commerce, que respondeu por 18% das transações. Os dados foram levantados pela Criteo, a partir de uma base de mais de 1,2 milhão de pedidos realizados nos maiores varejistas virtuais do País. De acordo com o estudo, a Cyber Monday alcançou 76% de crescimento em relação às outras segundas do mês.
Entre os dispositivos móveis, os smartphones com sistema operacional Android lideraram as compras (10%). Seguido pelo iPhone (3%) e o iPad (2%), da Apple, os tablets Android (1%) e os apps para Android (1%) e iOs (1%). Os demais sistemas operacionais não alcançaram 1% no mobile.
Recentemente, a empresa divulgou em um estudo, “Cenário do Mobile Commerce”, uma participação de 20% do mobile nas vendas online no Brasil no terceiro trimestre de 2015. No período de julho a setembro, as transações mobile dos maiores varejistas cresceram 24% sobre o trimestre anterior e agora quase um terço de todas as vendas são finalizadas em devices móveis. Entre os varejistas de médio porte, o avanço foi de 35% no período.