Fazendo parte do ecossistema Viveo, empresa promoverá a integração de CRM e automatização dos seus centros de distribuição
A Mafra Hospitalar, empresa que integra o ecossistema Viveo, anunciou um processo de reposicionamento e rebranding, adotando o nome de Mafra. Com isso, além de reunir as operações de seis empresas – Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa – a marca foca na aproximação com o mercado para continuar crescendo no canal hospitalar, segmento que movimenta mais de R$ 70 bi por ano no Brasil, segundo dados do IQVA. Além de prometer a simplificação do conceito de distribuição ao facilitar a identificação da companhia pelos fornecedores e clientes.
“Teremos uma identidade única. A marca Mafra é forte e reconhecida, por isso todas as empresas que fazem distribuição e que estão no canal hospitalar da Viveo, passarão a ser Mafra. Com a integração teremos um CRM único. Além disso, estamos fazendo a adequação em todos os centros de distribuição e implantando um único sistema de gerenciamento, o Warehouse Management System (WMS), que contribuirá para que os processos se tornem mais ágeis”, explicou Vilson Schvartzman, vice-presidente comercial de distribuição e operações logísticas da Viveo.
A companhia espera que, com a junção, alcance um lugar de destaque com quatro canais de negócios – medicamentos, materiais, nutrição e mercado público – com atuação nacional, mais de 10 mil clientes ativos e vinte centros de distribuição. Em 2022, esta divisão da Viveo, que agora será conhecida como Mafra, obteve R$ 7.8 bilhões em receita bruta. “Com tecnologia de ponta para armazenamento e distribuição de materiais e medicamentos, a Mafra quer oferecer uma experiência única aos clientes”, afirmou o VP.
Governança e gestão
Para Vilson, “a Mafra terá um portfólio diferenciado de produtos e serviços, uma estrutura robusta com centros de distribuição bem localizados e uma frota eficiente, que atende todas as capitais em 24h e outras localidades em até 48h, cumprindo seu papel de acelerar a saúde no Brasil. Além de ser mais consultiva em toda a experiência, da venda ao pós-venda, com serviços diferenciados que agregam valor à distribuição. Seremos uma companhia one stop shop da distribuição, uma vez que passaremos a ser a única empresa a atender todos os segmentos de saúde: Oncologia, Especialidades, Materiais descartáveis e Produtos técnicos. Com a integração das empresas pretendemos ampliar nosso market share”.
Outra vantagem apontada é que a empresa ganhará em governança e gestão, sinergia de processos e estruturas, eficiência operacional e proporcionará melhor experiência aos clientes. “O principal diferencial da marca está na forte expertise em operar em diversos segmentos, atuando de forma primorosa em cada um deles, seja em medicamentos, materiais, público, nutrição ou no que quiser abraçar no futuro, tendo o ecossistema Viveo como suporte para auxiliar na qualidade das entregas. Somos líderes de mercado e temos 26 anos de tradição, a Mafra tem um legado e queremos estender a nossa participação dentro deste mercado, expandindo o alcance da saúde no país”, concluiu o executivo.