Frederico Trajano

Magazine Luiza se prepara para avançar na experiência

Graças à expansão em todas os canais de venda – lojas físicas, e-commerce e marketplace -, o Magazine Luiza apresentou o maior resultado trimestral dos últimos seis anos. O faturamento total atingiu R$ 4,5 bilhões, crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. O e-commerce, representado pelo site, app de vendas e marketplace, teve seu maior período de expansão (65%) e já representa 35% das vendas totais. As vendas nas lojas físicas avançaram 21%.
Segundo a empresa, os resultados marcam o início de um novo ciclo para os negócios do Magalu. Nos últimos anos, a empresa desenhou e executou a estratégia de transformação digital, passando de uma varejista tradicional a uma plataforma digital multicanal. De lá para cá, a empresa digitalizou 100% dos vendedores de suas 860 lojas físicas. O app de vendas, desenvolvido nesse período, chegou a 14 milhões de downloads e já é responsável por 45% das vendas digitais. O Retira Loja responde por quase 25% dos pedidos. Já o marketplace, em menos de dois anos, integrou 1 200 sellers . A oferta de produtos passou de 40 000 para 2 milhões de itens.
A partir de agora, essa plataforma multicanal volta-se para elevar a experiência de compra. “Nossos investimentos serão focados no aumento da base de clientes ativos e na excelência de nosso nível de serviço”, diz Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. “Todos os esforços para digitalizar a companhia foram feitos para que pudéssemos chegar a este ponto.” Essa tarefa abrange a melhoria de uma série de quesitos: da qualidade do atendimento nas lojas e no call center, da oferta de produtos, da aprovação de crédito, do prazo de entrega e montagem e da facilidade no processo de troca.
Um exemplo é que para entregar os produtos com mais celeridade e menos fricção, muitos processos foram afinados. No início de maio, a empresa anunciou a compra da startup de tecnologia logística LogBee. Criada no início de 2016 em São Paulo, a Logbee desenvolveu um aplicativo que otimiza a definição de rotas e gerencia em tempo real entregas de produtos leves, realizadas por terceiros – pequenos transportadores que usam os próprios veículos. O Magalu terá um prazo de entrega padrão de 48h para as principais capitais. “A companhia está com robustez financeira para fazer investimentos que irão se converter em melhora no atendimento.”

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