Se o mercado saturado é um desafio para as empresas, quando se trata de diferenciação e conquista de consumidores, para os clientes a escolha por uma marca também não é um processo fácil. No momento de optar esta ou aquela são levados em consideração diversos fatores, em que o cliente procura ver qual será a empresa que mais atende às suas necessidades e desejos. Entretanto, ainda pode ser uma decisão difícil. Para facilitar a tomada da decisão, e claro conseguir ter a chance de serem escolhidas, empresas investem em ações voltadas ao brand experience, com o intuito de oferecer ao público, seja cliente ou não, uma experiência memorável e que agrega valor à marca. “Os clientes, mais do que nunca, buscam decisões precisas e querem provar o produto antes de decidir a compra”, explica Augusto Carvalho, direto da Land Rover Experience Brasil.
O Land Rover Experience (LRE) é uma das formas que a Jaguar Land Rover faz uso do brand experience, na qual consiste em um programa de aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores. “Sua pista com diversos obstáculos, com travessia por trechos alagados, elevações laterais, transposição de pedras e dirigibilidade em areia solta. Cada detalhe foi construído para que o motorista conheça e aplique toda capacidade tecnológica do carro”, conta Carvalho. Além disso, o LRE também promove expedição aos clientes em lugares diferentes do mundo. “Percursos em meio ao inóspito Deserto do Saara, selvas de Botsuana ou lagos congelados da Sibéria são apenas alguns exemplos.” Sem contar atividades para o meio corporativo e a disponibilização de veículos para casamentos e data especiais.
Como declara Carvalho, com o LRE a empresa encontrou uma forma de oferecer uma experiência nova ao cliente, o que pode ajudá-lo na escolha da marca. “Os fatores de decisão são diferentes, mas no LRE é possível adequar o foco da atividade de acordo com o interesse de cada um. Além disto, essa experiência normalmente é compartilhada no círculo de amizades, família e profissional, além de gerar muito conteúdo nas mídias sociais.”
O diretor de marketing e produtos da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe, Gabriel Patini, afirma que, para a empresa, não há melhor maneira do cliente conhecer os veículos, senão dirigi-los. “A Jaguar Land Rover proporciona experiências de condução única, por exemplo, o evento anual de Interlagos, que permite aos nossos clientes experimentar verdadeiramente o DNA de nossos carros: esportividade e tecnologia os carros da Jaguar e toda versatilidade e capacidade dos veículos Land Rover”, adiciona. O executivo explica que, por meio dessa ferramenta, é possível agregar valor à marca, uma vez que as pessoas se familiarizam com os produtos, e gerar conhecimento, apelo e consideração por meio da demonstração adequada ao cliente. “Com o LRE são impactados inclusive clientes aspiracionais, que podem não adquirir o produto naquele momento, mas querem conhecer melhor e no futuro teremos uma probabilidade grande de consideração pela marca.”
Ele avalia que essa é a oportunidade de aprofundar o contato com o cliente, seja na fase de prospecção, compra ou pós-venda, sendo como objetivo manter proximidade com o público durante todo o ciclo do produto. “O cliente não só pode compartilhar o lifestyle que a marca proporciona, mas também o benefício intrínseco que o produto oferece. Há uma imersão maior do cliente nos valores da marca e os benefícios que ela pode proporcionar.” Este é o benefício que o brand experience fornece, de permitir que a empresa alcance seus consumidores de forma mais aprofundada e duradoura, possibilitando maior interação e engajamento maior. “E isto é uma tendência que deve ser seguida pelas demais marcas que querem se aproximar de seus clientes”, finaliza Patini.