Já faz algum tempo que a internet é palco do relacionamento das empresas com seus clientes, e isso deve continuar crescendo na medida em que o canal fique cada vez mais confiável e seguro. O Marco Civil da Internet, projeto de lei que está aguardando a votação na Câmara dos Deputados, pode elevar essa segurança e confiança nas relações na rede, e isso pode potencializar ainda mais as interações entre as empresas e clientes pela web, segundo Vladimir Valladares, consultor e diretor executivo da V2 Consulting. “Já há uma redução gradativa da desconfiança do consumidor em comprar pela internet e qualquer ação que reduza o medo ou receio das pessoas, alavancará os resultados”, comenta.
A lei, se aprovada, deve gerar efeito na segurança em todos os acordos realizados pela internet, inclusive diretamente no e-commerce, segundo Valladares. Nesse caso, as empresas terão um cuidado maior com os processos, tratamento de dados e questões que preservem as informações do consumidor. No entanto, ele faz uma ressalva que essa regulamentação mudaria esse processo na rede, e não fora dela. “É importante lembrar que fraudes, roubo de informações confidenciais e outras práticas nocivas aos consumidores não acontecem só pelo uso da internet, pois vemos isso também ocorrendo por interações por telefone e até por correspondência”, afirma.
Apesar de tudo, o especialista diz que ainda é cedo para ter parâmetros ou expectativa real do que a lei vai mudar, pensando no uso da internet pelas empresas, mas fica claro o movimento das organizações éticas para cumprir o que for previsto em lei. “Sempre que uma nova lei surge, temos um movimento praticamente padrão, no qual as empresas éticas e responsáveis fazem diversos esforços para se adaptar às exigências, enquanto um outro grupo de empresas, não tão éticas, irão avaliar se o custo de processos judiciais ou eventuais penalizações serão maiores do que os ganhos que tem agindo de maneira ilegal”, conclui.