Entre os fatores decisivos para o momento de compra de smartphone, a marca foi o item mais citado pelos entrevistados, com 56% das escolhas. Em seguida, surgem câmera fotográfica e processador, com 25% e 24%, respectivamente. Em terceiro lugar, estão tamanho da tela e design, empatados com 18%. E depois aparecem sistema operacional e durabilidade da bateria, com cerda de 13%.
Os dados são de uma pesquisa realizada pela Samsung, e conduzida pela Antennas Business Insights, que entrevistou usuários brasileiros do mercado Premium, com foco em smartphones (com preço acima de R$ 1,5 mil). O objetivo foi entender o consumidor e como ele se relaciona com as marcas do segmento. O estudo foi dividido em duas fases: a primeira teve uma abordagem qualitativa e a segunda quantitativa. As entrevistas foram feitas com residentes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
Dentre o perfil de uso dos smartphones premium, a pesquisa apontou que
70% dos entrevistados já armazenam fotos e outros arquivos na nuvem e 41% deles começou a usar a nuvem há menos de um ano. Menos da metade diz achar difícil tirar fotos em condições de pouca luz e também de indivíduos ou objetos em movimento. A mesma quantidade acredita que a carga da bateria dura menos do que elas precisam. E 45% conectam o smartphone a outros dispositivos eletrônicos em casa.