Marcas brasileiras se destacam em envolvimento com cliente

Duas em cada três marcas que conseguem manter os consumidores mais engajados são brasileiras. É o que mostra o estudo “Marcas Mais”, realizado pelo terceiro ano pela TroianoBranding para o jornal O Estado de S. Paulo, que avaliou quais são as marcas que conseguem gerar mais envolvimento de seus consumidores. “Nesta edição, achamos particularmente relevante a forte presença das marcas brasileiras nas categorias de negócios avaliadas. Isso nos ajuda a alimentar um sentimento de orgulho de nossa capacidade de criar coisas boas e interromper um pouco essa síndrome de vira-lata que nos atinge há muito tempo”, afirma Jaime Troiano, presidente da TroianoBranding.
As marcas que este ano ficaram no topo do ranking em cada uma das 30 categorias de negócios avaliadas são as seguintes: Americanas, Amil, Boticário, Brastemp, Caixa Econômica, Casas Bahia, CVC, Fernando de Noronha, Gol, Itaú/Unibanco, MRV, Net, Porto Seguro, PUC/SP, Sadia, Skol, Telecine, Visa, Vivo. As internacionais Apple, C&A, Carrefour, Chevrolet, Coca-Cola, Johnson & Johnson, McDonald´s, Nike, Samsung (em duas categorias), Veja, também estão no topo de suas categorias.
“O desembarque e a presença de marcas globais continuarão dividindo o espaço com as marcas brasileiras. Mas não há o menor sinal de que ocuparão com exclusividade colonial o nosso mercado”, explica Jaime. “Nós, consumidores brasileiros, acabamos criando laços de admiração, envolvimento e orgulho com as marcas que são fruto da nossa inventividade, determinação e profissionalismo. É o caso de produtos tipicamente brasileiros que novos gestores internacionais tiveram a lucidez de preservar.”
O estudo teve cobertura nacional. A análise foi gerada a partir de um banco de dados, fruto de 11.500 entrevistas realizadas por método on-line com brasileiros de todo o País. Essa amostra pertence às classes sociais A, B e C do Critério Brasil, com homens e mulheres de diversas faixas etárias. No conjunto, aproxima-se do perfil da própria população com acesso à internet. A amostra foi composta da seguinte maneira: 2.500 entrevistas no Estado de São Paulo; 1.500 entrevistas realizadas nos outros três Estados do Sudeste; 3.000 entrevistas no Nordeste; 2.500 entrevistas no Norte e Centro Oeste; 2.000 entrevistas no Sul. A metodologia da TroianoBranding combina matematicamente indicadores como níveis de conhecimento da marca; padrão de preferência que demonstram em adquiri-la; grau de rejeição que a marca evoca; nível de associação da marca a três atributos-chave da categoria de negócios a que ela pertence.

RANKING TRÊS PRIMEIRAS COLOCADAS POR CATEGORIA

Alimentos Industrializados

Aparelhos celulares e tablets

Aparelhos de TV e Vídeo

Artigos Esportivos

Automóveis

1º Sadia

1º Samsung

1º Samsung

1º Nike

1º Chevrolet

2º Nestlé

2º Apple

2º LG

2º Adidas

2º Honda/Volkswagen

3º Perdigão

3º Motorila

3º Sony

3º Mizuno

3º Hyundai/Ford

 

 

 

 

 

Bancos

Canais de TV por Assinatura

Cartões

Cervejas

Comércio Online

1º Itaú/Unibanco

1º Telecine

1º Visa

1º Skol

1º Americanas

2º Bradesco

2º Discovery Channel

2º Mastercard

2º Brahma

2º Submarino

3º Caixa Econômica

3º HBO

3º Visa Electron

3º Itaipava

3º Magazine Luiza

 

 

 

 

 

Cias.  Aéreas

Computadores

Construtoras

Cosméticos

Destinos Turísticos

1º Gol

1º Apple

1º MRV

1º O Boticário

1º Fernando de Noronha

2º Latam

2º Samsung

2º CCDI

2º Natura

2º Fortaleza/Sta. Catarina

3º América Airlines

3º Dell

3º Gafisa

3º Mary Kay

3º Natal

 

 

 

 

 

TV por Assinatura

Empresas de Viagem

Fabricantes de Eletrodomésticos

Higiene Pessoal

Produtos de Limpeza

1º Net

1º CVC

1º Brastemp

1º Johnson&Johnson

1º Veja

2º Sky

2º Decolar

2º Eletrolux

2º Dove

2º Omo

3º Claro

3º Trivago

3º Consul/Philips

3º Colgate

3º Ypê

 

 

 

 

 

Lojas de Eletrodomésticos e Móveis

Lojas de Roupas

Operadoras de Telefonia e Internet

Planos de Saúde

Poupança

1º Casas Bahia

1º C&A

1º Vivo

1º Amil

1º Caixa Econômica

2º Americanas/Magazine Luiza

2º Renner

2º Net

2º Bradesco Seguros

2º Bradesco

3º Ponto Frio

3º Riachuelo

3º Tim

3º Sul América Seguros

3º Banco do Brasil

 

 

 

 

 

Redes de Fast Food

Refrigerantes

Seguradoras

Supermercados

Universidades Particulares

1º McDonald´s

1º Coca Cola

1º Porto Seguro

1º Carrefour

1º PUC – SP

2º Burger King

2º Guaraná Antártica

2º Bradesco Seguros

2º Extra

2º Mackenzie

3º Habib´s

3º Fanta

3º Itaú Seguros

3º Walmart

3º Anhembi

 

 

 

 

 

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