Consumidores de classe A compram roupas de cama, mesa e banho no Mundo do Enxoval. Enquanto a loja preferida da classe B para esses artigos é a Seller. E a classe C prefere a Narciso Enxovais. Para entender o perfil dos consumidores de cerca de 200 marcas presentes em shoppings e, assim, orientar lojistas e empreendedores sobre o melhor mix de lojas para cada perfil de shopping, o Ibope Inteligência criou a pesquisa “Marcas Varejistas”. Ao todo, foram feitas cerca de 25 mil entrevistas distribuídas por todo o Brasil para identificar o perfil predominante dos consumidores em relação a classe, sexo e idade
“Especialistas definem marca como uma promessa forte o suficiente para fazer com que um cliente escolha um produto dentre um conjunto cada vez mais diversificado de opções. Esse mesmo conceito pode ser aplicado aos shoppings, cuja imagem é composta pela soma das lojas e marcas que coexistem dentro do seu espaço”, explica Márcia Sola, diretora da área de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência. Compor o mix de lojas de um shopping, segundo a executiva, é uma tarefa ainda mais estratégica neste momento de grande rotatividade e muitos espaços vagos.
Entre os principais dados levantados, está o fato de que a classe A representa apenas 3% dos domicílios brasileiros. Porém, responde por 13% de todo potencial de consumo do país. Com uma renda média familiar de R$ 20,8 mil. Sendo, assim, um segmento altamente desejado pelos shoppings. As marcas que mais atraem os consumidores dessa classe são: Mundo do Enxoval, PUC, Le Lis Blanc e Richards (305). No caso das famílias de classe B, que representam 40% do potencial de consumo do país e correspondem ao público com maior presença em todos os tipos de shoppings, sejam eles populares ou elitizados, são as lojas de fast fashion que mais atraem esse consumidor.
Classe C
Alguns shoppings se denominam populares ou voltados para a classe C, mas quase sempre se esquecem de que esse é um grupo com padrão de consumo muito diferenciado. As famílias desse segmento representam, atualmente, 49% dos domicílios brasileiros e respondem por 31% do potencial de consumo do país. Por se tratar de um grupo grande e diverso, essa classe está dividida em dois grupos: C1 e C2.
Nos shoppings, a presença da classe C2 (renda familiar média de R$1.625) ainda é inexpressiva. Já a C1 (renda familiar média de R$ 2.705) costuma ir ao shopping com mais frequência, mas ainda compra pouco, por conta da renda. E também porque a maior parte dos shoppings não tem as marcas que esse segmento costuma comprar, que são as que combinam preço com estilo. De acordo com a pesquisa Marcas Varejistas, a marca com maior penetração nessa classe é a Impecável.