Há alguns anos, um empresário não hesitaria duas vezes ao escolher a forma como divulgaria seus produtos ou marca. Seria por meio de panfletos, outdoors e anúncios em mídias impressas. Não que essas alternativas não sejam mais efetivas, mas os tempos mudaram. O empresário Fábio Ricotta explica que, hoje, a melhor forma de chegar ao público-alvo é através do marketing de performance. “O que o diferencia do marketing tradicional é a possibilidade de medir o retorno. Ou seja, saber se o investimento gerou resultados suficientes ou não”, afirma. Assim, ele aponta três motivos principais que deveriam levar todos a investir neste novo tipo de marketing:
Não perder dinheiro
Segundo ele, é possível que outros investimentos do marketing tradicional joguem dinheiro do empreendedor no lixo. “Como você sabe que aquele panfleto realmente trouxe novos clientes?”, indaga. Para o especialista o marketing de performance utiliza técnicas de medição de retorno: ao investir nas redes sociais e plataformas digitais, como o Google, é possível calcular os resultados dos anúncios. Dessa maneira, é possível calcular o retorno sobre o investimento. “A qualquer momento, as estratégias podem ser mudadas, o que é muito diferente do marketing tradicional, já que o dinheiro gasto no jornal ou no espaço comercial da TV não pode ser mudado, mesmo que não dê retorno”, diz.
Atingir o público-alvo específico
Enquanto os meios tradicionais de propaganda podem chegar a diversas pessoas, incluindo aquelas que não se interessariam pelo produto, o marketing de performance, por ser totalmente focado no resultado. Sendo direcionado apenas ao potencial cliente. “O anunciante de lingerie não tem motivos para mirar no público masculino, assim como o mecânico não precisa atingir quem não tem carro”, exemplifica. Desta forma, os anúncios nas plataformas online permitem não apenas chegar apenas a quem pode se interessar, como amplia o alcance geográfico. “Se você pode vender seu serviço ou produto para todo o país, basta criar uma plataforma na internet, e não depender apenas da população local”. Ele ainda alerta para que os empreendedores olhem para o futuro.
Manter contato com o público
Ainda que seja frequentemente pensado em dar resultados rápidos, o marketing de performance costuma trazer resultados em curto e longo prazo, já que permite a uma marca se relacionar com o público. “Ao atingir o público nas inúmeras plataformas que existem na internet, uma boa estratégia vai permitir que a empresa guarde o e-mail e até mesmo outros dados do cliente. Com isso vai ser possível manter um diálogo de longa duração com ele”, explica Ricotta. Ainda é possível fazer promoções exclusivas ou ações de incentivo através de e-mail marketing. “Em longo prazo, isso traz um retorno muito maior, porque o seu negócio vai ter uma base de fãs que sempre vão manter contato com o que você tem a oferecer, fazendo valer ainda mais o dinheiro investido.”