A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) acaba de divulgar os resultados da Pesquisa AMPRO-Ibope 2011, com informações sobre a movimentação do setor promocional brasileiro. O levantamento, feito em parceria com o Ibope Solution e coordenado pelo VP Executivo da AMPRO, Auli De Vitto, consultou profissionais decisores de 85 empresas que contratam serviços de marketing promocional, em quatro regiões brasileiras – sudeste, sul, nordeste e centro-oeste -, durante o período entre os dias 04 de abril e 03 de junho deste ano.
O marketing promocional tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante nas empresas. Entre os resultados observados, o estudo revelou crescimento no planejamento das ações – 82% responderam que há um planejamento prévio para ações de marketing promocional, dado 9% maior que o observado em 2009.
Quanto à verba empregada, as respostas mostraram continuidade na tendência de crescimento para 68% das empresas, com média de 16% de aumento dos recursos destinados a ações promocionais. “Este dado vai de acordo com as expectativas da AMPRO, prevíamos um crescimento médio de 15% este ano e as respostas mostram o quanto o mercado continua evoluindo.”, observa o presidente da AMPRO, Guilherme de Almeida Prado.
As ações promocionais ganharam mais credibilidade quando comparadas às ações de publicidade. Para 41% dos entrevistados, as campanhas promocionais tem sido mais criativas que as de propaganda, um crescimento de 9% em relação às respostas da última pesquisa AMPRO-Ibope.
Uma das informações novas trazidas pela terceira edição da pesquisa AMPRO-Ibope foi a intenção das empresas em investir em ações mais sustentáveis. 83% delas pretendem destinar mais recursos para a sustentabilidade em todas ou algumas ações promocionais nos próximos meses. “Esta informação traz uma excelente oportunidade para as agências. Aquelas que se diferenciarem e souberem mostrar o caminho para ações mais sustentáveis, vão se destacar.”, afirma Guilherme Prado.
Os resultados demonstraram ainda o crescimento nos investimentos das empresas em mídias sociais e mostram a importância destes canais para as ações promocionais. 73% das empresas consultadas já investem em divulgação em redes sociais e, destes 73%, 82% pretende aumentar em média 42% o investimento. Foi observado ainda que, dos 27% que não investem nesse tipo de divulgação, 57% pretende investir em canais como o Orkut, Facebook, Twitter, entre outros.
O aumento no poder de consumo da Classe C tem levado as empresas a investirem em ações e produtos voltados para este público. Além disso, na percepção dos executivos entrevistados (68%), esse nicho da população já tem condições suficientes de ser atingido também com recursos do marketing digital e entendem que vale a pena investir em ações com esta finalidade. Os dados mostraram ainda que, para 55% das empresas consultadas, a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.