O SAS visando ajudar mercado atacadista através da inteligência analítica, no qual conhecer e prever o comportamento do consumidor pode fazer toda a diferença, está em parceria com a Martins Atacadista, para análise a todos os departamentos da empresa com o SAS Visual Analytics.
O VA foi implementado na Martins em setembro de 2014, como projeto piloto de business inteligence, com exploração de dados da equipe de TI, que necessitava de uma ferramenta flexível e eficiente para testes e prospecções na área de negócios. Desde então, a solução incorporou a gestão e operação dos dashboards de análise, substituindo as tarefas do sistema de BI tradicional da empresa.
A solução foi disseminada e disponibilizada de forma continua em toda a empresa, trazendo analises avançadas e de forma intuitiva para diferentes áreas de vendas e relacionamento com os clientes. Sem a necessidade de conhecimento avançado em estatística dos usuários. “A interface self-service do VA, de fácil visualização, ofereceu autonomia para análises departamentais e a nível organizacional do cliente, sem a necessidade de empregar grandes esforços em TI”, afirma Enrique Falconi, especialista em soluções de BI do SAS Brasil.
Segundo Nilton Mayrink, CIO da Martins Atacadista, a adoção da tecnologia trouxe uma série de resultados significativos em praticamente todos os departamentos da empresa desde que foi adquirido. O principal deles foi uma redução de 97% no tempo de implementação das aplicações, de três meses para apenas três dias. “Com isso ganhamos agilidade na camada de decisões, sem a necessidade de empregar grandes equipes e direcionar recursos a terceiros”, diz.
Além da redução de custos, o aumento da produtividade também permitiu um crescimento na geração de valor para os negócios e no envolvimento dos departamentos. De apenas um departamento no projeto piloto, o uso do VA evoluiu para 20 diferentes áreas na empresa e cerca de 650 usuários. Somente na área de negócios, o numero de analistas passou de três para 84 colaboradores. Para os próximos meses, Mayrink espera atingir a marca de 1.500 usuários, o que representa cerca de 30% da empresa, com expectativa de atingir todos os funcionários propensos a utilizarem a ferramenta.
Outro caso de sucesso na Martins foi a aplicação do SAS Marketing Automation, ferramenta automatizada de geração e gestão de dados para campanhas. A solução foi adotada para aprimorar a assertividade nas campanhas e ações de marketing. “Utilizamos a solução para fazer ações segmentadas com os públicos propensos a comprar mais ou adquirir novos produtos, e focar menos naqueles que já comprariam independente da campanha. Com isso, interagimos da melhor forma com os nossos clientes por meio de todos os canais, sejam eles tradicionais ou digitais”, afirma Mayrink.
Para o executivo, o consumidor está em constante transformação e cada vez mais exigente em todos os canais (omnichannel), querendo experiências de compra mais personalizadas, do jeito que ele quer e na hora que precisa. “Para atender a esses objetivos, a tendência desse mercado é avançar além de uma TI bimodal, que combina agilidade e profundidade, e embarcar como uma empresa bimodal em todas as operações. Portanto, o foco principal agora será a disseminação total das ferramentas e expansão para novas”, explica.