André Facciolli, CEO da Netbr

Maturidade em gestão de identidade e acesso salta de 12% para 58% em três anos

Pesquisa da Netbr aponta que 61% das empresas consideram como “alta” sua aptidão para lidar com a LGPD

A percepção de maturidade das empresas em relação às tecnologias de Identity and Access Management (IAM), ou Gerenciamento da Identidade e Acesso, teve um salto no Brasil, segundo pesquisa da brasileira Netbr, consultoria de projetos especializados na área, feita em parceria com as americanas Ping Identity, SailPoint e BeyondTrust. Segundo o levantamento realizado em junho deste ano, 58% das empresas agora avaliam como avançado (ou “especialista”), esse nível de maturidade, enquanto 32% se veem em estágio “intermediário”. Apenas os restantes 10% apontaram a opção “iniciante”.

Na comparação com estudo anterior, realizado em 2020, a posição atual representa uma inversão desse sentimento. Na época, só 12% dos entrevistados apontavam como “alta” a maturidade de suas empresas em IAM. Enquanto isto, 75% a assinalavam como “moderada” e outros 13% a tinham como “incipiente”. De acordo com André Facciolli, CEO da Netbr, alguns fenômenos do período ajudam a explicar a curva ascendente da IAM entre as preocupações de TI e segurança, sendo um deles a entrada em vigor das exigências LGPD, a partir de 2021. O segundo foi o deslocamento da força de trabalho para fora do ambiente físico, como efeito da pandemia. “O isolamento destravou os projetos de gerenciamento da identidade e ajudou a criar consenso em torno da identidade como novo perímetro de segurança”.

Salto em LGPD

A sondagem atual mostrou que a competência declarada para o gerenciamento da LGPD é considerada “alta” por 61% dos entrevistados (nível de aptidão acima de 7, numa escala até 10 ) e tida como “moderada” (com nota entre  5 e 7) por outros 30%.  Uma pequena parcela, de 9% dos entrevistados, estima em menos de cinco sua pontuação em relação ao tema.    Situação que é, mais uma vez, contrastante com os dados de 2020, quando 69% das empresas se consideravam “pouco preparadas” para as exigências da LGPD, enquanto só 13% se consideravam “bem preparadas”.

Em relação a compliance e segurança jurídica diante dos novos marcos normativos, 61% dos entrevistados agora estimaram como alta (entre  7 e 10) a nota de confiança de suas empresas. Outros 29% se atribuíram uma nota ao menos moderada (entre 5 e 7) e só uma minoria, de 9%, enxergam as suas empresas com pontuação abaixo de 5.

Metodologia 

A pesquisa  “ O futuro da identidade” foi realizada em um encontro com cerca de 300 especialistas em IAM, representando empresas que possuem algum programa ou projeto em gerenciamento da identidade. Deste universo, foram extraídas respostas relativas a 85 empresas. Os questionários e a análise das respostas foram realizados por cientistas de dados e analistas de mercado da área.

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