A iniciativa premiada não só facilita o acesso aos serviços, mas também reforça o compromisso do governo com a transformação digital no Brasil
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), conquistou um prêmio internacional com o projeto “Conexão Cidadã”. O programa foi desenvolvido para estabelecer um canal direto e eficiente de comunicação com os beneficiários do Cadastro Único, com o intuito de otimizar a prestação de serviços públicos, combater fake news e reduzir a demanda presencial nos atendimentos. A inovação foi premiada pela Turn.io, provedora de soluções para governos, conquistando o primeiro lugar na categoria Amplifier, superando concorrentes globais de países como Índia e Colômbia.
O “Conexão Cidadã” possui cinco objetivos primordiais: otimizar recursos públicos; evitar deslocamento desnecessário aos postos de atendimento por meio de informações assertivas; estabelecer um canal de comunicação eficaz para combater fake news; promover um processo de transformação digital com uma plataforma inovadora utilizando inteligência artificial para aprimorar a comunicação; e empregar inteligência de dados para embasar decisões estratégicas.
“No primeiro ano de operação, o projeto contribuiu significativamente para evitar deslocamentos desnecessários aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), otimizando os atendimentos e facilitando o acesso às informações sobre programas como o Bolsa Família e a Farmácia Popular. Esses avanços na digitalização transformaram a experiência de milhares de cidadãos, tornando os processos mais rápidos e acessíveis, gerando maior transparência e eficiência no atendimento e garantido que os benefícios sociais sejam efetivamente utilizados pela população”, explicou o ministro Wellington Dias.
Hoje, o canal atende cerca de 300 mil cidadãos por mês, conectando mais de 30 milhões de pessoas ao sistema e resolvendo 25% das dúvidas enviadas sem a necessidade de deslocamento, tornando o processo mais ágil e acessível para todos. O projeto também desempenha um papel fundamental no combate à desinformação e às fake news, assegurando que os beneficiários tenham acesso a informações confiáveis e precisas.
“A implementação dessas tecnologias reafirma o compromisso do MDS com a inovação e a eficiência. Nosso objetivo é levar serviços públicos a quem mais precisa, de forma rápida e confiável, transformando a experiência do cidadão com a administração pública”, destacou o ministro.
A premiação não é o único reconhecimento que o projeto já recebeu. No ano passado, o “Conexão Cidadã” foi classificado entre os Top 5 chatbots governamentais da América Latina, também pela Turn.io, e conquistou o Prêmio Google com o case do Programa Farmácia Popular, no qual mais de 3 milhões de brasileiros utilizaram o canal para acessar a política pública de medicamentos gratuitos. Esses marcos refletem o impacto positivo que a inovação digital tem no relacionamento entre os cidadãos e os serviços públicos.
A expansão do projeto para 2025 está nos planos do MDS. O objetivo é levar o “Conexão Cidadã” para outros estados, ampliando o alcance da iniciativa e garantindo que mais cidadãos tenham acesso a informações precisas e rápidas sobre serviços públicos. “Com a continuidade do projeto, o sistema seguirá utilizando mapas de calor para orientar políticas públicas, combatendo fake news e garantindo acesso contínuo aos serviços, 24 horas por dia. O ‘Conexão Cidadã’ tem o potencial de transformar a administração pública em uma plataforma mais acessível, eficiente e próxima da população, assegurando que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa, com eficácia e respeito”, concluiu Dias.