Melhor idade merece melhor atendimento

Quase 15% da população brasileira, hoje, tem mais de 60 anos, de acordo com dados do IBGE. Porém daqui 15 anos, a estimativa é que a quantidade de idosos seja maior do que crianças que tenham até 14 anos e, em 2055, que seja maior, inclusive, que jovens com até 29 anos. Ou seja, a sociedade será formada cada vez mais por esse perfil, justamente, por conta da melhor qualidade de vida entre outros tantos aspectos. Já que esse é um público já bastante atuante no mercado e sua participação só tenderá a crescer, restam às empresas trabalharem para voltarem suas atenções a ele. “Com o envelhecimento da população brasileira, agências de viagens como a CVC, já estão se readequando para atender ao aumento da demanda pelo público com mais de 60 anos”, afirma Viviane Pio, gerente sênior de vendas da CVC.
Aliás, a companhia de viagem constatou, após levantamentos, que os idosos vêm viajando mais do que nunca e, inclusive, mudaram o estilo de viagens realizadas. Em 2010, esse público representava 15% das vendas da empresa. Hoje, já são 20%, sendo quase um milhão de turistas por ano. Não por menos, a CVC passou a incluí-los nas campanhas. “Para chamar a atenção desse público, passamos a fazer referência, recentemente, a este perfil. Não apenas com enfoque nas famílias e no público jovem”, conta Viviane. Além disso, ela conta que a empresa também precisou aprender a suprir as necessidades deles, já que são um grupo exigente, detalhista e que gosta de planejar as viagens. “Fecha a compra do pacote com bastante antecedência e tem por hábito viajar pelo menos duas vezes ao ano com a operadora. Ou seja, é um público que já está acostumado a inserir anualmente a viagem em sua cesta de consumo.” Segundo a executiva, esse também é o grupo que mais gasta em viagens, sendo em médio 39% superior ao dos jovens e 8% superior aos das famílias. “Os idosos, geralmente, fazem viagens mais curtas, com duração de cinco dias. Por isso viajam mais de uma vez ao ano. Já as famílias fazem uma viagem mais longa, entre sete e 10 dias”, adiciona.
Para atendê-los da melhor maneira, a companhia já oferece pacotes com assistência completa, como um guia brasileiro para acompanhar nas viagens, inclusive exteriores, bem como tenta atender aos desejos específicos de cada com os roteiros. Até porque, ao contrário do que se imagina, os clientes idosos já apresentam ter mais predileção por destinos mais agitados, com localidades que ofereçam atrações durante o dia e a noite, podendo ser curtidas ao lado de toda família, amigos ou companheiro. “A boa gestão reflete em cada ponto de contato a preocupação da empresa em buscar a satisfação do consumidor em cada detalhe, já que cliente bem atendido é cliente que pode ser a garantia de uma reserva ou venda futura”, ressalta Viviane. “Para os clientes seniores, essa atenção é ainda maior, pois a viagem deve atender as expectativas e o atendente deve prestar atenção aos detalhes. A começar pelo destino sugerido e fatores como restrições em alimentação, sugerir hotéis mais confortáveis e bem localizados, passeios de acordo com o perfil do cliente, melhor horário dos voos, entre outros.”

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