A Meliá Hotels International deu novos passos em busca da transformação digital no setor hoteleiro. Pensando em como melhorar a experiência dos hóspedes, por meio de tecnologia, a rede acaba de implantar dois novos recursos: pulseiras inteligentes e serviço de whatsapp business.
As pulseiras, desenvolvidas pela Oracle, permitem aos hóspedes registrarem consumos nos bares, restaurantes ou spas e até abrir a porta do quarto, sem a necessidade de andar com o cartão de acesso ou com dinheiro, por exemplo. O dispositivo está conectado por meio de bluetooth ao app da Meliá e é totalmente impermeável, ou seja, pode ser utilizado em piscinas e mar. É possível controlar a utilização da pulseira por menores de idade, fixar um máximo de crédito, receber recibos dos gastos, fazer reserva para um jantar, além da possibilidade de cancelar serviços. O piloto da tecnologia foi realizado em dois hotéis da Meliá em Magaluf, nas Ilhas Baleares, Espanha. Ainda em agosto, outros quatro hotéis da região vão incorporar os dispositivos. Os clientes hospedados no hotel Sol Katmandu e no recém-inaugurado Calviá Beach The Plaza já começaram a receber as pulseiras no check-in.
A outra novidade é o uso do Whatsapp. Nessa primeira fase, a Meliá utilizará o serviço de notificações da versão Business para proporcionar informações aos clientes sobre as reservas – com prévia autorização do usuário – bem como número de confirmação, localização do hotel e telefone de contato. “Hoje em dia, os clientes querem se conectar com as empresas da mesma forma que conversam com seus amigos e familiares, de forma simples e rápida. Por isso, é fundamental estarmos presentes em todos os canais onde ele espera nos encontrar e o Whatsapp, sem dúvida, é um deles. Essa solução permite, ainda, aumentar a proximidade com o cliente e desenvolver inovação em nosso setor”, afirma Gabriel Escarrer, vice-presidente e diretor executivo da Meliá Hotels International.