O relatório Market Share Analysis: Business Intelligence (BI), Analytics and Performance Management, 2010, Worldwide, do Gartner, registrou o rápido crescimento do segmento na América Latina. De acordo com a pesquisa, no último ano, cerca de 20% representou incrementos excepcionais na Colômbia e no Chile, e o desempenho expressivo do Brasil.
A análise também indica a SAP como líder mundial do mercado de BI, com aproximadamente ¼ do mercado global que abrange as áreas de plataformas de BI, conjuntos de CPM (iniciais, em inglês, para gestão do desempenho corporativo), aplicações analíticas e gestão do desempenho. No relatório, a SAP ocupa o primeiro lugar com 23% e apresenta uma taxa de crescimento percentual de 16,8 nos últimos dois anos.
Segundo o relatório, “a recessão global que sacudiu o planeta teve um impacto significativo nos mercados e por certo tempo, particularmente no primeiro semestre de 2009, conseguiu paralisá-los. Embora os gastos globais em tecnologia de informação tenham diminuído nitidamente neste período, o mercado de Business Intelligence se ajustou e cresceu 4,2% em 2009. Depois disso, em 2010, a recuperação global com base nos pacotes de estímulos, a melhoria generalizada da macroeconomia e o lançamento de novos produtos, contribuiu para o crescimento dos gastos. Em consequência, o incremento na área de software de BI acelerou até alcançar uma taxa de 13,4%”.
O Gartner concluiu que as receitas totais deste mercado alcançaram a cifra de US$ 10,5 bilhões em 2010, o que refletiu um aumento de 13,4% em relação aos US$ 9,3 bilhões de 2009. As plataformas de BI abarcaram 63,7%, enquanto os conjuntos de CPM capturaram 20,6% e as aplicações analíticas e os softwares de gestão de desempenho ficaram com os 15,7% restantes. Em 2010, as receitas combinadas relatadas pela SAP para todos os tipos de segmentos de software mencionados anteriormente deram à empresa o primeiro lugar do seu setor, com um total aproximado de US$ 2,4 bilhões.