O crescente número de ameaças virtuais nos últimos anos fez aumentar a necessidade de investimentos em soluções de segurança. É o que revela uma pesquisa da Frost & Sullivan, empresa internacional de pesquisa e consultoria de mercado. De acordo com o estudo, o mercado de segurança de rede na América Latina movimentou US$ 186,1 milhões em 2007 e alcançará US$ 598,4 milhões em 2013.
“O segmento de pequenas e médias empresas apresenta um potencial de crescimento muito grande na região, sendo impulsionado principalmente pelas soluções vendidas na forma de pacotes, o chamado UTM (Unified Threat Management). Esta solução engloba diferentes métodos de segurança de rede sendo mais simples de ser instalada, gerenciada e com um preço mais atrativo”, diz Fernando Belfort, analista de pesquisa da Frost & Sullivan. Apesar disso, a falta de conhecimento da região referente às soluções de segurança de redes e a dificuldade em mensurar o retorno do investimento ainda são as maiores restrições.
O Brasil é o país com maior participação na receita da região, com 33,5%. Em seguida vem o México, com 28,8% do mercado. Brasil, México e parte do Cone Sul são mercados consolidados em soluções Firewall/IPsec, considerando que a maioria das outras regiões tem enorme potencial de crescimento em todas as soluções.
Já os países andinos têm grande potencial de crescimento, especialmente Colômbia e Venezuela. “Ao contrário dos outros mercados, que já estão mais maduros, estas nações terão um grande crescimento das taxas a médio prazo”, afirma Belfort. A América Central e Caribe são regiões muito sub-desenvolvidas neste segmento, com potencial de crescimento para todas as soluções de segurança de rede. Costa Rica, Porto Rico e Panamá são os principais mercados, puxados pelos investimentos governamentais e pela presença de empresas multinacionais.
Com relação às verticais, Bancos e Finanças, TI e Telecom e Governo são as mais avançadas. Juntas, estas três vertentes respondem por 64,1% do mercado de segurança de rede na América Latina. Em 2013, outras verticais como Indústrias, Manufaturas e Varejo vão aumentar significativamente sua participação neste setor.