Na versão número 1 da oferta, a troca de pedidos era entre um único comprador e vendedor, de acordo com Ricardo Pardini, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Mercado Eletrônico. “Era algo extremamente operacional, visto que muita coisa era feita por fax. Com a evolução ao longo desses anos, a ferramenta se apresenta muito mais estratégica e robusta, tornando o processo de compras mais efetivo”. O Release 200 coleta demandas, analisa os fluxos, explora contratos, aprova-os, “de modo que se tenha valor em atendimento, redução de custos, gerenciamento de nota fiscal”, complementa o executivo.
Dois fatores motivam a atualização da oferta da empresa: acreditar no produto desde o início e ouvir constantemente os clientes. O grande e atual desafio é, segundo o gerente, deixar uma plataforma pronta para atender de forma fácil tanto clientes siderúrgicos, por exemplo, quanto varejistas. Para acompanhar as tendências, o Mercado Eletrônico estuda agora o lançamento de versão para tablets e smartphones. A segurança da informação também segue como um cuidado constante da companhia. “Hoje em dia lidamos com muitos dados estratégicos, fornecedores estratégicos. A necessidade de segurança é uma demanda dos próprios clientes. O que nos incentiva são as auditorias internacionais”, ressalta Pardini.