Hoje, 80% da originação de crédito para novos vendedores no Mercado Pago já é resultado de análise de dados pelo compartilhamento de dados
O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, anunciou a ultrapassagem da marca mais de 2,5 milhões de consentimentos de compartilhamento de informações. “Cada vez mais os brasileiros estão percebendo os benefícios do open finance. E esse marco é resultado de todo o trabalho que o banco digital tem feito desde o início dessa agenda para incentivar o avanço da estratégia, orientando os usuários sobre a importância do consentimento e traduzindo-os benefícios para os consumidores”, afirmou Patrícia Leal, diretora de inovação em pagamentos do Mercado Pago.
De acordo com a executiva, “nossa instituição sempre acreditou no poder do open finance em empoderar financeiramente os brasileiros, permitindo que as pessoas sejam verdadeiramente donas do seu histórico financeiro e com isso tenham acesso a melhores condições em serviços financeiros. E os brasileiros já percebem as vantagens do compartilhamento de dados em situações como ofertas de crédito, por exemplo”.
Para ela, o open finance tem sido um grande impulsionador da democratização do crédito. “Para se ter uma ideia, 80% da originação do crédito de novos vendedores no Mercado Pago já é resultado de análise de dados compartilhados via esse compartilhamento de dados. Estamos cada vez mais usando tecnologias como machine learning e IA Generativa para ter agilidade no tratamento dos dados compartilhados, utilizando essas informações para oferecer melhores condições de crédito e oferecer serviços personalizados aos nossos clientes”.
Confiança no ecossistema
Outro ponto importante que estimula o aumento dos consentimentos pela população, na avaliação de Patrícia, é a segurança do ecossistema. “Existe muita segurança para a realização de transações via Open Finance, já que para uma instituição participar do sistema é necessário obter uma licença do Banco Central e cumprir todos requisitos de segurança exigidos na respectiva regulação. Tão importante quanto o desenvolvimento de novos produtos com base no open finance, é comunicar os brasileiros sobre a importância do consentimento, bem como que esse consentimento precisa de renovação”.
Conforme explica a diretora, “o consentimento de compartilhamento de dados tem um prazo máximo de 12 meses. Passado esse período, o usuário precisa refazer o processo de autorização de compartilhamento de informações. Neste ano ainda devemos ter uma evolução positiva na forma de renovação, com menos atrito para o usuário. Ou seja, deixando o procedimento simplificado”.