A Mercador – empresa do Grupo Telefônica especializada em projetos de integração e automação do gerenciamento da cadeia de suprimentos – é uma das companhias do País que iniciaram o projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica estabelecida pelo governo. A oferta da companhia foi adaptada para que tanto clientes e os fornecedores possam se beneficiar do processo de forma automatizada, com baixo custo de investimento, podendo contar ainda contar com uma equipe de consultores especializados no assunto.
“Embora as grandes empresas estejam interessadas pelo projeto, ainda há uma certa resistência dos fornecedores pela falta de entendimento do conceito da nota fiscal eletrônica. A Mercador, que hoje integra mais de 11 mil usuários (entre clientes e fornecedores), tem uma grande vantagem porque atua em todo o processo de supply chain management. Só fizemos alguns ajustes e já temos uma oferta totalmente aderente ao projeto de Nota Fiscal Eletrônica, denominada client NF-e Telefônica-Mercador”, diz Valêncio Garcia, diretor comercial da Telefônica-Mercador.
Tanto o cliente como o fornecedor são integrados automaticamente por meio das soluções de e-business da Mercador. “Assim, o emitente da nota fiscal eletrônica não precisa se preocupar em como o comprador irá receba o número de identificação único da nota fiscal eletrônica, um dos grandes empecilhos para o sucesso do projeto” explica Valêncio Garcia. Além disso, todas as informações são armazenadas no sistema conforme a exigência da Receita Federal por cinco anos.