Pela primeira vez, as transações mobile ganharam uma representatividade considerável em métodos de pagamentos locais. É o que conclui a edição do terceiro trimestre do Mobile Payment Index, que monitora os dados de pagamentos móveis com base nas transações via web feitas na plataforma da Adyen. Segundo o estudo, metade das transações online com meios de pagamento distintos já está no mobile. Por exemplo, entre os métodos de pagamento asiáticos, 47% das transações feitas com o cartão japonês JCB foram em aparelhos móveis. Entre os chineses, esse tipo de pagamento representou 35% das transações com Alipay e 23%.
Na Europa, o iDEAL, o método de pagamento holandês de internet banking, lidera o segmento com 49% das transações feitas com mobile. Para o Open Invoice na Escandinávia, o mobile representa 42%, já na Bélgica, o Bancontact/Mister Cash teve 38% de performance móvel, e a SEPA Direct Debit ficou com 24%. Especialmente para os mercados que operam com negócios onde o PayPal é popular, como Estados Unidos e Reino Unido, o relatório apontou que 40% das transações atualmente acontecem por meio desses dispositivos. “A Adyen oferece um checkout otimizado para o mobile há anos, e esses dados demonstram que mais da metade das transações em pagamento local hoje são feitas via mobile. Está claro que o fluxo de pagamento aprimorado é crucial para os negócios”, afirma Roelant Prins, CCO da Adyen
No terceiro trimestre desse ano, os pagamentos móveis aumentaram ao redor do mundo e agora contabilizam mais de 30% das transações globais online. Comparado com os 28,7% registrados no segundo trimestre. O Reino Unido continua a liderar esse mercado na plataforma da Adyen, com 46,9% das transações online, em comparação com 44,8% no último trimestre. Outros mercados-chave, como Espanha e Holanda, alcançaram 32% de pagamentos online com dispositivos móveis. Seguidos pelos Estados Unidos com 27%, Alemanha com 25% e, para fechar, a França com 23%. Além disso, pelo nono trimestre seguido, as transações por smartphone aumentaram a participação nos pagamentos mobile em comparação com os tablets. A atual disputa no share entre smartphone versus tablet está em 66% versus 34%. Mesmo entre os varejistas, que historicamente viram um relativo aumento da porcentagem de compras online pelo tablet, os números de compra por meio do dispositivo têm caído dois pontos percentuais de trimestre para trimestre. Representando, agora, mesma porcentagem do total online de compras por smartphones.