Pesquisa encomendada pela marca Vanish, da Reckitt Hygiene Comercial, constatou que 50% dos brasileiros que fazem parte da geração millennial, os nascidos entre 1980 e 1995, nunca fizeram uma compra em brechó. O levantamento foi feito pelo Instituto Akatu, organização sem fins lucrativos focada na mobilização da sociedade para o consumo consciente. “E faz parte do plano de propósito da marca, que se baseia em ‘Ajudar as roupas a viverem muitas vidas’, contribuindo para uma mudança de comportamento da sociedade para o consumo e cuidado mais consciente das roupas, conectado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 12 da Organização das Nações Unidas, de consumo mais consciente e sustentável”, explicou Daniella Rodrigues, head de marketing de Vanish.
A sondagem apontou que 52% dos millennials compram somente o que precisam, enquanto 27% concordam parcialmente com esta afirmação. Por outro lado, como os seres humanos são múltiplos, 68% se classificam como consumistas relatando frases como “quando gosto, compro mais de uma peça”. Na concepção de Daniela, “o cuidado com as roupas é fundamental para que cada peça tenha um ciclo de vida longo e possa, futuramente, ser trocada, reformada, doada ou até vendida em brechós. É por isso que o propósito de Vanish reflete o novo posicionamento da marca, na qual nossos produtos se tornam potencializadores de lavagens e ajudam os consumidores a terem consciência de que manter as peças como novas é uma maneira de usá-las por muito mais tempo” .
Importância dos brechós
Dados desta pesquisa ainda mostram que a relação dos millennials com as peças e sua visão sobre os brechós traz à tona uma discussão atual e necessária para a sociedade. Isso porque, de acordo com o estudo, um dos principais fatores que fazem com que este público tenha receio de comprar em brechós é a preocupação quanto à higiene das roupas ou a qualidade e manutenção dos itens vendidos. No entanto, o levantamento também apontou que há um entendimento entre os millennials de que roupas bem cuidadas duram mais e permanecem com melhor aparência por mais tempo. A pesquisa, que foi quantitativa e qualitativa, contou com 1.700 entrevistas realizadas em 2021, em painel on-line, com entrevistados homens e mulheres entre 20 e 40 anos, pertencentes às classes ABC, com acesso regular à internet em todo Brasil.
De acordo com estudos do Sustexmoda, parceiro de Vanish, a Fundação Ellen MacArthur destaca que, se o número de vezes em que as roupas fossem usadas dobrasse, a indústria têxtil deixaria de emitir 44% dos gases que causam o efeito estufa. A professora associada Francisca Dantas Mendes, coordenadora do NAP SUSTEXMODA, ressalta: “Nossa parceria com Vanish tem o intuito de apontar possíveis soluções que possam contribuir com a redução do impacto que o setor gera e impulsionar um comportamento mais consciente e sustentável”.